Ame Seu Irmão

Versículo: “Sejam humildes e considerem os outros mais importantes do que vocês. Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios. Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus” Filipenses 2:3-5

Aplicação: Certa vez perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante. Sem titubear, Ele respondeu “ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo seu entendimento. E o segundo é semelhante a ele (ou seja, tão importante quanto): ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mateus 22:34-40).

Sobre isso, João, chamado o Apóstolo do amor, escreveu em sua carta “se alguém afirmar: eu amo a Deus, mas odiar o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seu irmão”.

Nesse mesmo sentido, Paulo nos ensina, na palavra de hoje, não apenas a amar os nossos irmãos, mas, principalmente, o modo pelo qual devemos amá-los.

Vivemos em um mundo egoísta, onde, cada dia mais, buscamos nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com as pessoas que estão ao nosso redor.

Vivemos para trabalhar, com a finalidade de conquistarmos coisas e “vencermos na vida”. Nesse NOSSO projeto, muitas vezes, “passamos por cima” dos nossos irmãos, esquecendo-nos totalmente das verdades contidas na Palavra de Deus.

Paulo nos ensina que amar às pessoas é considerá-las mais importantes do que a nós mesmas. E, como tais, devemos investir nelas.

Investir tempo, ensino, financiamento, auxílio, ainda que em nosso detrimento do nosso conforto, porque são imagens e semelhanças de Jesus.

Ele nos ensina também que amar aos nossos irmãos é nos preocuparmos com os seus interesses e não somente com os nossos.

Portanto, não podemos prejudicar, humilhar, entristecer ninguém enquanto lutamos pelos nossos sonhos. Pelo contrário, é nossa função incentivar e ajudar nossos irmãos a lutarem por seus interesses.

O Evangelho é muito mais sobre dar do que receber.

Quando olhamos para Jesus, o nosso padrão, não o vemos buscando seus próprios interesses. Pelo contrário, Ele se humilhou tornando-se homem semelhante à sua criatura.

Destituiu-se de toda sua glória e poder e habitou no meio de um povo pecador.

Mesmo sendo puro, se fez pecador. Mesmo podendo salvar-se, entregou a sua vida por amor a mim, por amor a você, por amor aos nossos irmãos… para que pudéssemos ser salvos.

Isso porque as Boas Novas são a respeito do nosso próximo e não sobre nós mesmos

Portanto, nós devemos ter a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus e olharmos para os lados com os Seus olhos que enxergam o pecado, a dor, o sofrimento, a necessidade, a doença, a fome e o desespero dos nossos irmãos e, movidos por Sua compaixão, devemos amá-los, como amamos a nós mesmos.

Oração: Pai hoje queremos nos esvaziarmos de nós mesmos para nos enchermos de ti. Reconhecemos que Jesus se compadeceu das nossas vidas e se entregou por nós, não poupando a própria vida por amor. Sabemos que, a cada dia, devemos nos conformar à imagem de seu Filho. Por isso, depositamos em ti o nosso orgulho e te pedimos ajuda-nos a amar os nossos irmãos. Ajuda-nos a submetê-los a eles, considerando-os mais importante do que a nós mesmos. Ajuda-nos a te enxergar no nosso próximo, então, por amor a ti, nos compadeceremos. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo