Seja Inspiração em Meio ao Deserto

Versículo: “Quero que saibam, irmãos, que tudo que me aconteceu tem ajudado a propagar as boas novas. Pois aqui, incluindo toda a guarda do palácio, sabem que estou preso por causa de Cristo. E, por causa da minha prisão, a maioria dos irmãos daqui se tornou mais confiante no Senhor e anuncia a mensagem de Deus com determinação e sem temor” Filipenses 1:12-14

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, aproximadamente, entre os anos de 60/62 d.C., quando já estava preso em Roma por anunciar o Evangelho.

Apesar das circunstâncias que o Apóstolo enfrentava, essa carta é chamada de epístola da alegria, pois, dentre outros motivos, Paulo estava feliz porque Cristo continuava sendo anunciado, ainda que na prisão.

Notamos, pela Palavra de hoje, que o servo do Senhor se aproveitava de todas as oportunidades que tinha, ainda que em meio às tribulações, para propagar as Boas Novas de Jesus.

Ele estava encarcerado em Roma e, ao invés de se lamentar, aproveitou-se da ocasião para ministrar o Evangelho aos guardas do palácio; fato que fez com que muitos crescem no Senhor e passassem a pregá-Lo também, por causa da coragem daquele Apóstolo.

Podemos extrair algumas lições para as nossas vidas a partir do versículo supramencionado.

A primeira é que assim como Paulo, precisamos utilizar todas as oportunidades que temos para pregar Jesus aos que estão à nossa volta, independentemente das lutas que enfrentamos.

O Apóstolo Paulo não saiu mais daquele cárcere, ou seja, dali ele foi executado. Porém, não se importou com os próprios sentimentos e nem mesmo coma própria vida. Antes, anunciou Jesus aos seus “inimigos”, que o mantinham cativos.

Nada do que acontece nas nossas vidas foge do controle de Deus. Portanto, se Ele tem nos permitido passar por lutas, devemos enfrentá-las louvando ao Senhor e pregando Jesus, confiantes de que há um propósito em todas as coisas. E, talvez, a finalidade seja exatamente anunciar as Boas Novas no vale.

Concluímos também que a maneira pela qual atravessamos os nossos desertos ministram (ou não) na vida daqueles que nos cercam.

Se Paulo, enquanto preso, estivesse murmurando contra Deus e desistisse da sua fé, ele anularia com sua conduta todos os seus ensinamentos e suas declarações, inclusive a de que estava disposto a morrer por Cristo.

No entanto, o comportamento do Apóstolo corroborou suas afirmações fazendo com que as pessoas se tornassem confiantes no Senhor e anunciassem também o Evangelho com determinação e sem temor.

A nossa em meio ao deserto inspira a fé e confiança naqueles que estão olhando para nós, afinal, não é fácil glorificar a Deus quando tudo ao nosso redor está desmoronando.

Contudo, é possível, porque Jó, que foi provado em todas as áreas da vida, conseguiu olhar para os céus e declarar: Eu sei que o meu redentor vive!! E nós conseguiremos também e influenciaremos a muitos com a nossa confiança em Cristo Jesus.

Oração: Pai, hoje queremos pedir para que nos de fé para louvarmos a ti em meio às nossas dificuldades, porque cremos que, em tudo, o Senhor age a nosso favor. Além disso, queremos, assim como Paulo, ministrar aos corações daqueles que nos cercam, para lhes inspirar confiança e determinação. Porque, vale a pena sofrer por um Deus que nos salvou, a fim de nos dar a eternidade na sua presença. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo