Versículo: “As Igrejas em Cristo que estão na Judeia não me conheciam pessoalmente. Sabiam apenas o que as pessoas diziam: aquele que nos perseguia agora anuncia a mesma fé que antes tentava destruir. E louvavam a Deus por minha causa” Gálatas 1:23
Aplicação: Antes de tornar-se cristão, o Apóstolo Paulo era fariseu, maior grupo religioso da sua época, os quais observavam criteriosamente a lei de Moisés.
Como membro daquela seita e com grande autoridade, Saulo era um dos maiores perseguidores da Igreja de Cristo: “caçava” os cristãos, lançava-os na prisão, os forçava a negarem sua fé e até mesmo os condenavam à morte, como ocorreu com Estevão.
Porém, após ter um encontro verdadeiro com Jesus, Saulo converteu-se ao cristianismo e do maior perseguidor da Igreja, passou a ser o mais perseguido dos discípulos.
As pessoas sequer o conheciam pessoalmente, mas sabiam do seu testemunho: “aquele que nos perseguia agora anuncia a mesma fé que antes tentava destruir”, e louvavam a Deus por sua causa.
A Palavra de hoje nos confronta…
Como nos tornamos conhecidos após a nossa conversão a Cristo?
(Se você sempre foi cristão, desde seu nascimento, como as pessoas te conhecem?).
É comum sermos reconhecidos por algum dos atributos que nos sobressaia, seja ele positivo ou negativo.
Por exemplo, fulano é o que mais bebe; ciclano é a mais baladeira; beltrano é o mais bem sucedido profissionalmente; e assim por diante.
Porém, é fundamental que, após a nossa estrada de Damasco, sejamos reconhecidos como cristãos, ou seja, aqueles que se parecem com Jesus, que abandonaram os velhos hábitos, a velha natureza, e agora anuncia a fé salvadora.
Assim, se éramos os bêbados devemos nos tornar aqueles que se enchem apenas do Espírito Santo. Se nas madrugadas nos dedicávamos a bares e baladas, agora devemos entrar às altas horas em oração, em comunhão com Deus.
Essas transformações além de serem os frutos do nosso arrependimento e fé genuínos levam outras pessoas a louvarem ao Senhor.
Ocorre que, nos dias de hoje, o que mais vemos são igrejas lotadas de pessoas que não caíram na estrada de Damasco, que continuam sendo Saulo e não levam ninguém glorificar a Deus.
Muitos sequer sabemos que são cristãos, porque continuam a serem conhecidos da mesma maneira do que antes.
E nós, como as pessoas nos reconhecem após a nossa conversão? Elas louvam ao Senhor por nossa causa ou se espantam?
Oração: Senhor, hoje queremos te agradecer por confrontar os nossos corações. Sabemos que toda Palavra é para o nosso crescimento e arrependimento. Assim, hoje, queremos nos arrepender pela falta de transformação; por ainda sermos reconhecidos como “Saulos” e não como cristãos que conduzem outros a louvarem o teu nome. Pedimos, Pai, ajuda-nos a abandonarmos os velhos hábitos e andarmos em novidade de vida na sua presença, para sermos transformados em “Paulos”, que levam muitos a glorificar o teu nome. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.