Cuide dos Seus

Versículo: “Aqueles que não cuidam dos seus, especialmente dos de sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes.” 1Timóteo 8:8

Aplicação: Quando analisamos o ministério de Jesus, aprendemos que Ele veio para servir, inclusive com a própria vida, e não para ser servido.

Por, aproximadamente, três anos Ele andou pelas regiões de Jerusalém anunciado a chegada do Reino de Deus e a necessidade que todos tinham de se arrepender.

Além de pregar o Evangelho àqueles irmãos, as Escrituras nos mostram que, impelido por profunda compaixão, Ele curou os enfermos, ressuscitou os mortos, libertou os cativos, alimentou os famintos e salvou a vida de muitos.

O tempo todo enxergamos Jesus preferindo o seu próximo a si mesmo.

A expressão máxima dessa entrega foi a cruz, onde Ele morreu no nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados.

Jesus é o nosso maior exemplo de homem e, enquanto cristãos, devemos, a cada dia, sermos conformados à sua imagem. Nesse aspecto, se Ele, mesmo sendo Deus, veio para servir, quanto mais nós que somos servos.

Na Palavra de hoje o Apóstolo Paulo nos ensina uma das maneiras desse serviço: o cuidado com os nossos irmãos, especialmente com os nossos familiares.

Cuidar significa prestar atenção, nos atentarmos a…

No contexto desse versículo Paulo está se referindo aos reparos materiais dos nossos familiares.

Vivemos tempos difíceis pós pandemia, em que a inflação aumentou e os preços subiram exponencialmente. Muitas empresas foram obrigadas a fecharem suas portas e muitos estão desempregados.

Essa nova realidade não alcança apenas pessoas distantes de nós, o que por si só já é desesperador, mas também aos nossos familiares.

Pessoas que amamos, que são do nosso convívio pessoal podem estar sofrendo e nós não temos nos atentado, porque, muitas vezes, estamos ocupados sendo egoístas demais.

O Apóstolo nos adverte que aqueles que não cuidam dos seus negaram a e são piores do que os incrédulos.

É nossa responsabilidade cuidarmos dos nossos pais já idosos que possuem dificuldades em inúmeras áreas de suas vidas.

É nossa função auxiliá-los materialmente quando eles não tiverem condições financeiras de se manterem.

É nosso dever acompanhá-los ao médico.

E, principalmente, é nossa obrigação darmos atenção a eles, separando um tempo para ouvi-los.

Essa é uma maneira de retribuirmos todo amor e cuidado que um dia recebemos deles.

Ademais, além de agradarmos a Deus, atraímos bençãos sobre as nossas vidas, porque esse mandamento é o primeiro mandamento com promessa: “honra teu pai e tua mãe, para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1).

Essa responsabilidade não abrange apenas os nossos pais, mas também os nossos sogros e sogras, irmãos, parentes mais próximos, amigos do peito; enfim, todos quantos percebermos as carências e dificuldade em suas vidas.

Minha oração é que, à exemplo de Jesus, sejamos impelidos pela compaixão do órfão, da viúva e do estrangeiro.

Oração: Pai, hoje queremos nos arrepender por todo nosso egoísmo que nos impede de olharmos para os lados e vermos as carências e as necessidades até mesmo daqueles que estão mais perto de nós. Dá-nos, Senhor, olhos como os de Jesus que não só viam seus irmãos, mas enxergavam suas carências, para que possamos honrar a nossa fé e te agradar sendo seus olhos que veem, sua boca que profetiza, seus ouvidos que ouvem e suas mãos que abençoam nessa terra . Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo