Jesus Lava os Pés de Seus Discípulos

Estudo 23/2021

Por, Wesley Fernandes

Texto Para Leitura: João 13:1-20
Introdução

No texto que acabamos de ler, vemos que Jesus está totalmente ciente de que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai.

Ele dedica seus últimos momentos a instruir e encorajar os seus discípulos, mostrando a eles nesta noite toda a extensão de seu amor.

Durante a ceia, Jesus se levanta, tira suas vestimentas superiores, se veste com uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos.

Pedro se espanta com a atitude de Jesus, porque este serviço de lavar os pés era função de um escravo. Então, o discípulo não permite que Jesus lave seus pés.

Jesus, porém, afirma que se Ele não lavasse os seus pés, Pedro não teria parte com Ele. Imediatamente Pedro pede para que Jesus não somente lave seus pés, mas também suas mãos e cabeça, quase um banho completo!

Jesus afirma que somente lavar os pés já seria necessário, pois Pedro já estava limpo.

Mas, Jesus naquele momento enfatiza que nem todos os discípulos estavam limpos, pois Ele já sabia que Judas estava prestes a traí-lo, e que no coração de Judas a decisão já havia sido tomada.

Após lavar os pés dos discípulos, Jesus revela a lição daquela noite.

Ele diz que mesmo sendo o Mestre e Senhor, se dispôs a lavar os pés de todos. Os discípulos então, da mesma maneira deveriam lavar os pés uns dos outros.

Jesus diz que aqueles que entendem e praticam isso, são felizes, alegres, bem-aventurados.

As declarações anteriores de Jesus sobre servir e amar uns aos outros não se aplicavam a todos os seus discípulos. Isso porque, um dos discípulos, Judas, estava prestes a traí-lo.

No entanto, esta traição não era um evento inesperado, sendo que, Jesus sabia desde o início que um dos homens que Ele escolheu iria traí-lo. A traição era necessária para que as Escrituras se cumprissem (Sl 41.9).

SERVIÇO PRESTADO POR JESUS

  Jesus presta um serviço para trazer um ensinamento importante. Ele lava os pés de seus discípulos.

O fato de Jesus lavar os pés dos discípulos causou muita estranheza pois essa função era exercida geralmente por escravos da “menor patente”.

Diferente de nossa cultura, nos tempos de Jesus, quando as pessoas se reuniam à mesa, sentavam muitas vezes no chão, com os pés para o lado, muito próximo de outras pessoas.

Na maioria do tempo, a locomoção das pessoas era a pé, em estradas com muita poeira, barro, esterco de animais, etc.

Usavam sandálias de couro, que não possuía o mesmo tratamento que se recebe hoje e muito menos era cuidada com a mesma higiene.

Dessa forma, era costume que um servo lavasse os pés dos convidados antes de realizar as refeições, para higienização e possibilitar mais conforto para aqueles que estavam à mesa.

Jesus muda a hierarquia dos cargos, exercendo a menor das tarefas enquanto era a maior autoridade presente.

NEM TODOS ESTAIS LIMPOS

Jesus lava os pés de todos os discípulos.

Entretanto, Ele se refere à Judas ainda como sujo, sendo que, mesmo após estar com os pés limpos, ainda estava impuro aos olhos de Jesus.

A sujeira que Jesus se referia não tinha relação com o corpo exterior de Judas, mas sim com o interior, que já tinha se vendido, e deixado se tomar pelo diabo, com a intenção de entregar Jesus aos judeus, em troca de poucas moedas de prata.

Frequentemente devemos fazer a avaliação que Jesus fez sobre Judas em nossas vidas, a fim de ver se estamos limpos em nosso interior.

Muitas vezes desejos sujos e pecaminosos têm ocupado lugares em nosso coração. Cabe a nós confessá-los para sermos limpos dessas impurezas.

EXEMPLO DE JESUS

Ao lavar os pés de todos os discípulos, inclusive os de Judas, Jesus mostra o que os discípulos deveriam fazer quando Ele voltasse ao Pai.

Jesus traz um ensinamento diferente a respeito de liderança, onde ensina a todos os discípulos a servirem ao próximo, independente da posição em que eles ocupem.

O discípulo de Jesus, que se torna discipulador, precisa cultivar um amor doador, sendo altruísta, um amor que não procura seus interesses.

Jesus amou os seus discípulos o tempo todo, embora soubesse que um deles era o traidor, outro o negaria e todos o abandonariam na cruz. O amor sempre esteve presente nos seus relacionamentos, palavras e atitudes, suportando, tolerando, perdoando e purificando.

Antes de deixá-los, Jesus expressou o seu amor por eles de forma extraordinária e assim revelou para todas as gerações de cristãos que o fundamento de toda a vida de um discípulo dele, é o amor genuíno.

VAMOS PENSAR UM POUCO

– Se você estivesse presente quando Jesus lavou os pés dos discípulos, como reagiria se Jesus começasse a lavar os seus pés também?

– O que o fato de Jesus ter lavado os pés dos discípulos revela sobre o Seu caráter?

– Na sua opinião, por que seremos mais felizes (bem-aventurados) se servirmos ao próximo como o Jesus o fez?

– Como podemos encontrar oportunidades de servir ao próximo?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo