Deus é o Nosso Justo Juiz

Versículo: “O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue Ele os males que tens feito contra mim, mas não me levantarei contra ti. Como diz o provérbio antigo: dos ímpios, vêm coisas ímpias; por isso não levantarei minha mão contra ti.” 1 Samuel 24:12-13

Aplicação: Depois que Davi venceu Golias, ele se tornou famoso entre os israelitas e as pessoas começaram a aclamá-lo, o que gerou inveja no rei de Israel.

A partir de então, ele passou a perseguir o filho de Jessé para matá-lo, pois queria estabelecer seu reinado e de seus descendentes.

Certa vez, durante essa empreita, Saul entrou numa caverna para fazer suas necessidades, sem saber que Davi e seus homens estavam escondidos ali.

Com a oportunidade nas mãos para matá-lo, o filho de Jessé apenas cortou, com muito cuidado, sem que ele percebesse, a ponta do manto real, sem atentar contra sua vida.

Então, quando Saul saiu da caverna, o chamou, mostrou-lhe o pedaço das suas vestes e declarou o versículo supramencionado, ensinando-nos como deve ser um homem segundo o coração de Deus.

Davi entendia que Saul era o rei de Israel, porque o Senhor o havia ungido, por isso não quis se fazer juiz daquela situação matando um escolhido de Deus, mesmo sendo instigado por seus soldados que afirmavam que o Soberano lhe havia entregue seu inimigo nas mãos.

Os ímpios tem condutas ímpias. Eles são maledicentes, assassinos, vingadores, mentirosos, contendores, irados, invejosos, impuros, dentre outras coisas.

Nós, os justos (porque fomos justificados pelo sangue de Jesus) não podemos ter essas características, pelo contrário, devemos orar pelos nossos inimigos, abençoar aqueles que nos amaldiçoam; devemos viver em paz com os nossos irmãos, prezando, sempre, pela verdade, contentes com o que o Senhor nos tem dado, sem desejarmos as coisas alheias.

Precisamos entender que a justiça e a vingança são de Deus, e Ele, no tempo certo, julgará entre nós e os nossos opositores.

O dia de Davi chegou. Após ter perdido seus filhos numa batalha contra os filisteus, e ser gravemente ferido, Saul tirou a sua própria vida. Ele morreu assim porque foi infiel ao Senhor, desobedeceu aos seus mandamentos e consultou os espíritos dos mortos. Por isso, Deus o matou e entregou o reino a Davi, filho de Jessé. (1 Crônicas 10:13-14).

E o nosso também chegará se nos mantivermos fieis ao Senhor nas nossas perseguições e humilhações, no tempo certo, Ele nos honrará.

Notamos que o filho de Jessé podia ter “matado dois coelhos com uma única cajadada” eliminando a vida do rei de Israel, quando teve a oportunidade. Primeiro, porque encerraria sua caçada. Segundo, porque seria logo proclamado rei.

Mas, ele sabia que as promessas de Deus quanto ao seu reinado se cumpririam a Seu modo e ao Seu tempo e nós também precisamos entender essa verdade nas nossas vidas.

Nós não precisamos ajudar ao Senhor. Ele é soberano. As promessas que nos fez chegarão até nós no tempo perfeito de Deus, que não se atrasa e nem se adianta. Sem que precisemos humilhar as pessoas e/ou nos vingarmos delas. Sem que tenhamos que matar ou ferir ninguém.

A nossa parte é confiar que o Senhor é Justo, Fiel, Soberano e que a Sua Palavra não passa sem se cumprir.

Oração: Senhor, hoje, nos arrependemos, porque, muitas vezes, temos agido como os ímpios nos vingando dos nossos irmãos, desejando o mal para eles e até os ferido de alguma forma. Cremos que Tu és o justo juiz, que nada passa desapercebido aos teus olhos, por isso colocamos as nossas perseguições e os nossos perseguidores nas tuas mãos, crendo que, no tempo certo, o Senhor agirá em nosso favor, como agiu na vida de Davi. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

2 comentários sobre “Deus é o Nosso Justo Juiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo