Esfriamento Espiritual

A Palavra de Deus ensina no capítulo 6, versículos 12 e 13 do Livro de Levítico que: “o fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã (…) fogo arderá continuamente no altar; não se apagará”.

No Antigo Testamento, o Senhor ordenou que Moisés construísse o tabernáculo, também conhecido como a tenda do encontro; lugar conhecido como a casa, a morada de Deus.

Era no tabernáculo que as pessoas se reuniam para adorar a Deus, e para apresentar seus sacrifícios e holocaustos ao Senhor.

A Palavra fala que, quando a Tenda do Encontro ficou pronta, a nuvem da glória de Deus invadiu aquele lugar, porque Ele se fazia presente lá.

O tabernáculo foi dividido em três partes: o pátio, o lugar Santo e o Santo dos Santos, onde ficava a arca da aliança, símbolo da presença de Deus.

Depois de estabelecer o LUGAR DO ENCONTRO, Deus estabeleceu as FUNÇÕES que deveriam ser desempenhadas por cada tribo. Dentre elas, eu quero destacar uma das responsabilidades do sacerdote: queimar o incenso no altar pela manhã, e ao entardecer, de forma que o fogo nunca se apague.

O incenso era queimado pelos sacerdotes, no lugar Santo, também chamado Kodesh.

O queimar o incenso significava adoração. Ou seja, no lugar Santo deveria haver constante adoração ao Senhor.

No Novo Testamento, com a vinda de Jesus, apesar de todos esses rituais serem desnecessários, a representatividade deles devem fazer parte do nosso dia-a-dia, porque essa é a vontade de Deus para as nossas vidas, porque foi isso que Ele ordenou aos sacerdotes do Antigo Testamento, por meio de Moisés.

Ao ler o texto supramencionado, o Senhor ministrou fortemente ao meu coração a seguinte frase:

O esfriamento espiritual é uma profecia bíblica e, portanto, ela irá se cumprir. Mas, não permitir que ela se cumpra na sua vida é responsabilidade SUA!

Durante a quarentena, com a ausência dos cultos, reuniões e compromissos presenciais, muitas pessoas estão se afastando, muitas pessoas estão se omitindo das lives, permitindo que sua fé se esmoreça. Enfim, muitas pessoas já estão se esfriando.

Como mencionado acima, esse esfriamento se cumprirá na vida espiritual de muitas pessoas, porque foram preditas pelo próprio Jesus, mas o meu apelo é para que você não permita que ele se cumpra na sua vida, nem na vida de sua família.

E como fazer isso???

Retomando a aplicação do significado daqueles rituais na sua vida.

Jesus, antes de morrer, resgatou aquelas práticas para nos ensinar a acender o fogo do nosso altar e impedir que o esfriamento espiritual aconteça nas nossas vidas.

No Antigo Testamento, o sacerdote deveria levar a lenha para queimar no altar que estava no tabernáculo.

Acontece que no dia em que você recebeu Jesus como Senhor da sua vida e o confessou como sendo seu único Salvador, você, seu corpo passou a ser templo do Espírito Santo.

Isso significa que você não precisa do tabernáculo para se encontrar com Deus, porque Ele está em você. Portanto, você tem liberdade para louvá-Lo e adorá-Lo a qualquer tempo.

Quando passamos muito tempo com uma pessoa, nós vamos ficando parecidas com ela. O mesmo acontece quando passamos tempo com o Senhor. Resgatamos, a cada dia, a nossa semelhança a Ele (que foi perdida quando foi inserido na vida do homem, por meio de Adão).

Além disso, o nosso caráter, as nossas vontades e os nossos planos vão se amoldando aos Dele, de tal modo que tudo em nossas vidas fica em conformidade com a vontade de Deus.

O Apóstolo Paulo passava tanto tempo com Deus, tinha tanta intimidade com o Senhor que disse: sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo.

Jesus não recuperou apenas o lugar de comunhão, de adoração, ele recobrou também a função de sacerdote.

No antigo Testamento, a responsabilidade de levar a lenha para o altar e acender o fogo exclusiva dos sacerdotes, os pertencentes da tribo de Levi.

No Novo testamento, essa função continua sendo do sacerdote, porém não só dos integrantes da tribo de Levi, mas os de toda tribo, língua, raça e nação, porque todos fomos constituídos sacerdotes real.

Por essa razão, a função de acordar todos os dias pela manhã e levar a lenha para queimar é sua. A função de levar a lenha para queimar no altar ao entardecer é sua. A responsabilidade de não permitir que o fogo que se apague é totalmente sua!!!

Não por outro motivo, Jesus deixou um conselho aos seus discípulos e a nós: vigiai e orai, para que não caiam em tentação.

Diz a Palavra que pouco antes de morrer, Jesus chamou Pedro, Tiago e João para orarem, entretanto, ao invés disso eles dormiram. Três horas depois de não conseguir vigiar, Pedro estava negando Jesus.

A restauração do lugar do encontro, o resgate à função sacerdotal é essencial para que esse esfriamento espiritual profético não aconteça nem nas nossas vidas, nem na vida das nossas famílias.

Em virtude do exposto, quero te encorajar a restaurar o altar do encontro na sua vida e a queimar lenha – de louvor, de adoração, de exaltação, de quebrantamento ao Senhor, na sua casa todos os dias, de modo a incendiar essa labareda do fogo de Deus que existe dentro de você.

Assim, o fogo queimará constantemente e nunca se apagará. Você verá o esfriamento espiritual acontecendo ao redor do mundo, mas ele não te alcançará!!!

A responsabilidade é totalmente sua.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo