A Mulher Samaritana

Estudo 07/2021

TEXTO PARA LEITURA: JOÃO 4.1-42

Por, Wesley Fernandes

Introdução

No texto que acabamos de ler, vemos o encontro de Jesus com uma mulher samaritana. Esse encontro transformou não só a vida daquela mulher, como também de muitas outras pessoas que ouviram o testemunho dela.

Logo no início do capítulo, João nos relata que Jesus havia deixado a Judéia e iria até a Galiléia.

No verso 4, vemos que Jesus e seus discípulos passam por Samaria. Acredito que sua passagem por Samaria foi muito mais do que um local de travessia em seu percurso, pois Jesus tinha um propósito ali, e especialmente na vida de uma pessoa.

Grande parte dos judeus evitavam os samaritanos, e muitos até os odiavam. Podemos ver a confirmação disso no texto bíblico no verso 9. Entretanto, vemos que Jesus inicia um diálogo com uma mulher samaritana na Fonte de Jacó.

Jesus havia parado sua viagem para descansar e poder beber água. Essa parada aconteceu por volta de meio dia, horário em que o sol está muito quente.

Veio então a mulher samaritana, nesse horário incomum, para tirar água da fonte, e Jesus pede água àquela mulher. Isso causou estranheza, pois um judeu não iniciaria um diálogo com um samaritano, e muito menos com uma mulher.

Jesus então oferece àquela mulher a Água Viva! A mulher reage com mais confusão ainda, pois Jesus não possuía nenhum balde ou utensílio para que pudesse retirar água da fonte. Ele enfatiza à mulher que, quem beber da água natural tornará a ter sede, mas quem beber da Água Viva, nunca mais terá sede, e ainda haverá nela, uma fonte a jorrar eternamente.

A mulher se interessa e pede essa água para Jesus, para que ela não precise mais ir à fonte tirar água. Nesse momento, ela ainda não havia entendido que Jesus estava falando de uma água diferente da que ela conhecia (H2O), pois se tratava do próprio Espírito Santo.

Então Jesus pede para que a mulher traga seu marido, e ela afirma não ter marido. Jesus utiliza de uma palavra de sabedoria e revela que de fato àquela mulher não tinha marido, pois já tivera cinco maridos, e o atual não é seu marido.

Entendendo a mulher que Jesus era um profeta, pergunta a Ele qual o local em que se deve adorar. Jesus corrige sua pergunta e mostra que a pergunta correta não é “onde se deve adorar”, mas “quem se deve adorar”.  Logo depois Jesus mostra “como se deve adorar”, em Espírito e em Verdade.

Jesus se revelou à mulher como o Messias! A mulher deixou seu cântaro e foi até a cidade para testemunhar o que ocorrera com ela naquele encontro com Jesus.

Muitos samaritanos creram pelo testemunho dado pela mulher e pelas palavras de Jesus. Por dois dias, Jesus ficou com eles, e puderam ouvir e aprender sobre os seus ensinos.

JESUS SE MOVIA PROFETICAMENTE

Como vimos no verso 4, o texto diz que “era-lhe necessário atravessar a província de Samaria”.

Jesus não realizava nada sem ter um propósito já estipulado. Podemos ver em todos os evangelhos que Jesus se movia profeticamente em suas ações, e principalmente estava sempre conectado ao Pai, que lhe transmitia a Sua vontade.

De igual modo devemos ser movidos pela voz de Deus. Em todas nossas atitudes e decisões, devemos realizar a vontade daquele que nos move.

A MULHER SAMARITANA REPRESENTA A NOIVA

Um fato muito interessante é que Jesus encontra com a mulher samaritana em um poço. Vários dos patriarcas também encontraram suas esposas em poços. Isso aconteceu com Isaque (Gn 24.17), Jacó (Gn 29.10) e Moisés (Ex 2.16).

O encontro com a mulher samaritana representa o encontro de Jesus com a Noiva, a igreja. Jesus falava aos judeus e gentios, e aqueles que passavam a crer nEle se tornavam a Igreja de Cristo.

De igual modo Jesus quer ter um encontro conosco, nos dar Água Viva, e nos fazer participantes de seu corpo, nos tornando Igreja!

RESULTADO DE RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Uma tradução mais atual do termo “Água Viva” poder ser entendido como “Água Corrente”. Quando Jesus se referia à essa água corrente, ele não estava falando de um rio ou algo semelhante, mas ele queria mostrar o oposto do poço, que possui águas paradas.

A água corrente que Jesus fala é o Espírito Santo, que é aquele move dentro de nós (tem vida) e também nos move.

Os resultados de receber o Espírito Santo são:

– Satisfação em Deus: depois de provarmos, nunca mais teremos sede, pois o Espírito Santo nos satisfaz, e não é preciso ter mais nada para nos satisfazer. bens, títulos, cargos… Essas coisas não podem preencher totalmente nossas vidas. O próprio Espírito Santo é suficiente para suprir todas nossas necessidades.

– Fonte interna: a partir do momento em que provamos da Água Viva, é imputado em nós uma fonte em nosso interior que também jorra dessa água. E por meio dessa fonte podemos saciar outras pessoas, oferecendo a elas também a Água Viva.

VERDADEIRA ADORAÇÃO

Quando a mulher samaritana pergunta à Jesus onde se deve adorar, Jesus corrige sua pergunta e mostra QUEM se deve adorar e COMO se deve adorar.

Aprendemos com o texto que devemos prestar nossa adoração à Cristo e o devemos adorar em Espírito e em Verdade.

A verdadeira adoração é uma ação do Espírito Santo e da Palavra em nossas vidas. Somos transformados por eles e isso nos possibilita prestar uma verdadeira adoração.

Não devemos adorar somente em Espírito, e também não devemos adorar somente em Verdade (na Palavra), mas devemos adorar em Espírito e em Verdade. O texto deixa muito claro que somente a junção dessas duas formas, nos possibilita prestar uma verdadeira adoração.

ENCONTRO COM CRISTO

A primeira vez que Jesus se revela como Cristo é para uma mulher, samaritana, que estava no “sexto marido”. Jesus está disposto a se revelar também para nós, pecadores, imerecedores de sua misericórdia.

Quando a mulher teve seu encontro com Cristo, ela deixou seu cântaro e foi até a cidade para testemunhar o que tinha ouvido de Jesus.

De igual modo em nossas vidas, quando temos um encontro com Jesus, devemos abandonar nossas formas humanas de saciar nossa sede, e buscarmos sermos testemunhas de Jesus.

A mulher samaritana larga tudo para viver o propósito de Deus na vida dela. Devemos descobrir o propósito de Deus para nossas vidas, para que possamos cumpri-lo.

EVANGELISMO

Quando os discípulos se encontram com Jesus, Ele fala a respeito do semeador e do ceifeiro. E mostra aos discípulos que se eles levantassem os olhos, iriam ver os campos que já branquejam para a ceifa.

Jesus quer mostrar que os samaritanos estavam sedentos para receber do evangelho. Se os discípulos levantassem os olhos, iriam ver os samaritanos chegando até eles.

A mulher samaritana e Jesus foram aqueles que semearam, e os discípulos poderiam participar da colheita, pregando o evangelho para os samaritanos.

Aquele que semeia muitas vezes não vê o resultado, e aquele que colhe muitas vezes não vê o processo. Precisamos entender que tanto o semeador quanto o ceifeiro são fundamentais no reino de Deus, pois ambos precisam trabalhar para que a obra de Deus seja realizada e expandida.

No verso 39, vemos que muitos creram por causa do testemunho da mulher. Acredito que o testemunho é a melhor forma de evangelizar outras pessoas. Devemos ter um bom testemunho, para que pessoas ao nosso redor possam ver o diferencial que temos em nossas vidas.

Para refletir
  • Nos movemos pelo Espírito Santo em nossas condutas ou temos feito nossas próprias escolhas?
  • Já recebemos da Água Viva? De que maneira podemos manter nossas fontes jorrando?
  • Nossa adoração prestada diariamente à Deus, condiz com que a palavra ensina (em Espírito e em Verdade)?
  • Após nosso encontro com Cristo, nosso testemunho mudou? De que forma podemos revelar Cristo às pessoas?
Desafio
  • Separar um momento diário de devocional, com leitura da palavra de Deus e oração.
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo