A Tristeza Provocada Por Deus

Versículo: “Porque a tristeza que é da vontade de Deus produz arrependimento e resulta em salvação. Não é uma tristeza que causa remorso. Mas, a tristeza do mundo resulta morte.” 2 Coríntios 7:10

Aplicação: Concluímos, a partir do versículo de hoje, que há uma tristeza a qual somos submetidos, que é da vontade de Deus para as nossas vidas.

Fomos criados para vivermos em plenitude, isto é, completos: da presença de Deus, de satisfação e alegrias.

Todavia, ao entrar no mundo, o pecado rompeu essa completude, porque nos afastou de Deus. A partir de então, nos tornamos vulneráveis às circunstâncias e adversidades que enfrentamos, as quais alteram os nossos sentimentos.

A tristeza é um desses sentimentos, que inexistia antes da queda da humanidade, mas que hoje é tão comum na maioria das pessoas. Vivemos em um mundo em que as pessoas são insatisfeitas e tristes.

Nos entristecemos em razão da morte de um familiar, do término de um relacionamento, do adoecimento de um amigo, da perda de um emprego, da reprovação em uma prova, diante das calamidades públicas, dos escândalos políticos. Enfim, são inúmeros os motivos que geram tristezas em nossos corações.

Mas, o versículo de hoje nos ensina que essa infelicidade, a qual o Apóstolo Paulo denomina de “tristeza do mundo” traz morte aos nossos corações, porque decorrem do pecado.

Deus não deseja que vivamos com esses sentimentos. É claro que, mesmo sendo cristãos, eles assolam as nossas vidas também, ao contrário do que muitos pregam.

Contudo, a Bíblia nos ensina que o choro dura uma noite, porém a alegria vem pela manhã.

Ou seja, as nossas tristezas tem tempo determinado, elas são passageiras, porque entendemos que, ainda que situação não se altere, como no caso da morte de um familiar, há esperança na eternidade, quando não haverá mais choro, tristeza, dor e nem morte. Por essa razão, logo, nos alegramos novamente.

Contudo, há uma tristeza que é provocada em nós pelo próprio Deus, através do seu Espírito Santo, a qual gera vida em nós.

Essa tristeza referida pelo Apóstolo Paulo se da em razão dos nossos pecados.

Ela consiste no “peso na consciência” que sentimos logo depois de magoar alguém, de mentir, de adulterar, de fornicar, de se prostituir, de enganar alguém, de negligenciarmos nosso tempo com Deus, de não nos submetermos aos nossos maridos, de não honrarmos aos nossos pais. Ou seja, ela se manifesta após transgredirmos os princípios do Senhor.

Esse sentimento produzido pelo Espírito de Deus em nós, que invade o nosso coração e a nossa alma, não pode ser ignorado por nós, porque tem o propósito de nos gerar vida, por meio do arrependimento.

Deus não nos submete a ele gratuitamente ou a fim e de nos punir pelas nossas iniquidades. Seu objetivo é nos conduzir ao arrependimento, à confissão, ao conserto e, finalmente, à salvação.

Sem arrependimento não há perdão de pecados e sem perdão de pecados não há salvação, porque Deus é Santo e não tem comunhão com as nossas transgressões.

Por isso, sempre que reconhecermos as nossas transgressões, a partir daquela tristeza gerada nos nossos corações por meio do Espírito Santo, devemos, primeiro, confessá-las par ao Senhor, arrependidos.

Depois, se elas feriram terceiros, precisamos confessá-las diante deles, nos arrependermos e clamarmos seu perdão para conserto/restauração de relacionamentos.

Por fim, precisamos abandonar aquele pecado.

Seguidos tais passos, estaremos perdoados pelo Pai e salvos. Então, sua alegria invadirá as nossas almas de novo, primeiro, por estarmos limpos das nossas transgressões; segundo, por tê-Lo obedecido.

Minha oração é para que aprendamos a distinguir as tristezas que atingem as nossas almas, despreocupando-nos com as que são produzidas pelo mundo, porque são passageiras e não se comparam com a glória que nos há de ser revelada na eternidade. E focados nas que são geradas pelo Senhor, porque tem intuito de nos garantir a vida.

Oração: Senhor, ajuda-nos a não vivermos movidos pelos nossos sentimentos, que são tão passageiros e vulneráveis, porque, em breve, tudo isso passará e seremos consolados por ti se nos atentarmos para as tristezas que o teu Espírito ministra aos nossos corações, com o objetivo que nos conduzir ao arrependimento, confissão e perdão de pecados, sem os quais não há salvação. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo