Kairós – O Tempo de Deus

Versículo: “Então, todas as autoridades de Israel foram ao encontro de Davi em Hebrom; o rei fez um acordo com eles perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel. Davi tinha 30 anos de idade quando começou a reinar e reinou durante 40 anos. Em Hebrom, reinou sobre Judá 7 anos e meio e, em Jerusalém, reinou sobre todo o Israel e Judá 33 anos. (…)Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a Cidade de Davi. Ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o Senhor, o Deus dos Exércitos, estava com ele.” 2 Samuel 3-10

Aplicação: Saul foi o primeiro homem a ser ungido rei de Israel. Ocorre que ele não obedeceu ao Senhor e se desviou dos seus caminhos, por isso não foi estabelecido na sua função.

Em certa batalha, foi gravemente ferido pelos filisteus e tirou sua própria vida. Davi, então, que já havia sido escolhido por Deus para ser o próximo rei de Israel, quando ainda era muito jovem, assumiu o trono com 30 anos de idade.

Primeiramente, sobre Hebrom e, depois, sobre todo Israel. Ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o Senhor, o Deus dos Exércitos, estava com ele.

A Bíblia nos mostra que, em diversas ocasiões, Davi teve a chance de matar Saul e antecipar o cumprimento da promessa do Senhor em sua vida, todavia, não o fez, porque sabia tudo aconteceria à Sua maneira.

Estudiosos afirmam que o filho de Jesse foi ungido rei entre 15 e 17 anos de idade. As Escrituras nos revelam que ele assumiu o trono aos 30 anos. Ou seja, ele esperou 15 anos para que a promessa de Deus se concretizasse na sua vida.

Nós também recebemos promessas do Senhor para as nossas vidas, contudo há um tempo estabelecido por Ele para o seu cumprimento por inúmeras razões; por exemplo, precisamos estar preparados para recebermos a benção Dele e dar a ela o devido valor.

Além disso, há certas dádivas que exigem de nós maturidade e responsabilidade. Imagine um garoto de 15 anos como rei de uma nação. Se isso tivesse acontecido, certamente, Davi teria se perdido no meio do caminho e não teria se tornado o homem segundo o coração de Deus.

Por isso, enquanto esperamos os planos do Senhor se cumprirem nas nossas vidas, precisamos fazer a nossa parte; isto é, estudar, aprender, trabalhar, orar, buscar mais intimidade com o Senhor, nos aprofundarmos na Sua Palavra; enfim temos que nos aperfeiçoar naquilo que sabemos que é a vontade Dele para as nossas vidas.

Ademais, ainda que tenhamos oportunidade de darmos “jeitinhos” para anteciparmos o tempo dessas promessas, a exemplo de Davi, não o devemos fazer, porque “estaríamos tirando o controle das mãos de Deus” e assumindo as rédeas das nossas vidas; o que, com certeza, daria muito errado.

Porque o filho de Jessé esperou, assumindo o trono como e quando estabelecido por Deus, tornou-se muito poderoso, porque tinha o Senhor dos Exércitos como seu aliado.  

Da mesma maneira, se nós confiarmos e descansarmos no Pai, receberemos nas nossas mãos cada uma de suas promessas, porque Ele é fiel para cumpri-las.

Nós precisamos entender que “tudo tem seu tempo determinado, e há um tempo para todo o propósito debaixo céu”. Esse tempo é perfeito, porque foi determinado por Deus, Ele não se adianta e nem se atrasa.

Portanto, se queremos desfrutar das mais ricas bençãos que o Senhor tem para as nossas vidas, precisamos fazer a nossa parte e descansar nos braços do Dono do Kairós (tempo de Deus).

Oração: Senhor, hoje, queremos lançar sobre ti todas as nossas ansiedades, porque entendemos que és tu quem está no controle de todas as coisas. Por isso, pedimos para que, durante a nossa espera, sejamos moldados, transformados a fim de adquirirmos a maturidade e a responsabilidade que nos serão exigidos. Entregamos tudo a ti, Pai, e descansamos, porque confiamos no teu tempo perfeito. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo