Vida ou Morte

Versículo: “Gravem estas minhas palavras o coração e na mente. Amarrem-nas às mãos e prendam-nas à testa como lembrança. Ensinem-nas a seus filhos.” Deuteronômio 11:18-19

Aplicação: No contexto da Palavra de hoje, Deus já havia entregado a seu povo, através de Moisés, as leis as quais eles deveriam guardar quando, finalmente, tomassem posse da terra prometida.

O Senhor deixou claro aos israelitas que, se eles as obedecessem, seriam abençoados em tudo que fizessem e nenhum inimigo lhes prevaleceria. Todavia, as consequências da desobediência deles eram maldições.

Para que eles não esquecessem Seus mandamentos, Deus os aconselhou a gravar suas palavras não só em suas mentes, mas também em seus corações. Eles deveriam, inclusive, amarrar às suas mãos uma cópia das leis e prendê-la em suas testas como lembrança. Tudo para que houvesse obediência entre os hebreus.

De igual maneira Deus espera que nós o obedeçamos e, para que isso seja possível, precisamos guardar seus mandamentos nos nossos corações.

As leis de Deus estão descritas na Bíblia, que é a sua Palavra. Dessa forma, se quisermos conhecê-las é imprescindível que examinemos, diariamente, as Escrituras.

Nem todas as ordenanças do Senhor dadas no Antigo Testamente se aplicam para nós, integrantes da Nova Aliança. No entanto, elas nos são úteis para nos revelar o caráter SANTO de Deus e a nossa natureza pecaminosa.

A lei não é capaz de remir as nossas transgressões, porém ela nos aponta para Aquele que O é. Ou seja, ela nos aponta para Jesus Cristo.

No Novo Testamento, o Filho de Deus não apenas cumpriu todos os mandamentos dados pelo Pai, mas também estabeleceu novas leis, ainda mais profundas do que as primeiras, as quais somos capacitados por sua graça a cumprir.

Desse modo, a lei nos aponta para Cristo para salvação e Cristo nos aponta a lei para nossa santificação! (Philip Yancey).

Por isso, Deus revela, nessa Palavra, a importância de guardar nas nossas mentes e nos nossos corações os seus mandamentos, para que nós os obedeçamos e, assim, alcancemos as suas bençãos para as nossas vidas.

Ele ainda nos ensina que é responsabilidade dos pais ensinarem a seus filhos as Suas leis, a fim de que eles também as obedeçam e sejam abençoados.

Inculcamos a Palavra do Senhor nos corações dos nossos descendentes por meio dos nossos exemplos, eles precisam nos ver não apenas examinando o Santo Livro, mas, principalmente, praticando-o no nosso dia a dia, vivendo em amor, perdão e humildade nas nossas casas e entre os nossos irmãos.

Mas, além disso temos que ensiná-los conversando com eles quando estivermos em casa, quando estivermos caminhando, quando nos deitarmos e quando nos levantarmos. Ou seja, a Palavra de Deus deve ser pregada, diariamente, nas nossas casas, então ela será inculcada nos corações dos nossos filhos.

O Senhor coloca diante de nós vida e morte, bençãos e maldições: seremos abençoadas se obedecermos aos mandamentos que Ele nos deixou, entretanto, maldições cairão sobre nós em consequência da nossa desobediência.

Ele encerra nos aconselhando: escolham vida, para que vocês e seus filhos vivam!  

Oração: Senhor, ajuda-nos a guardar a tua palavra nos nossos corações, para que não pequemos contra ti. Grave-as nas nossas mentes, nos nossos olhos e nos nossos corações, assim sempre nos lembraremos delas. Auxilie-nos também a praticá-la em nossos lares e em todos os lugares por onde andarmos, a fim de que ensinemos, não apenas aos nossos filhos, mas também aos nossos irmãos por meio do nosso exemplo. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo