Planos de Deus
Versículo: “Mas o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram: — Não adianta. Nós queremos um rei.” 1 Samuel 8:19

Aplicação: Samuel era filho de Ana, mulher estéril que, milagrosamente, lhe deu à luz. Ele cresceu no Templo de Deus, foi ensinado pelo sumo sacerdote Eli e, quando adulto, se tornou de Israel.

Samuel foi um exemplo de homem e de governante, pois sempre conduziu sua nação aos caminhos do Senhor. Todavia, os filhos dele não seguiram seus passos e, por esse motivo, foram rejeitados pelo povo, que pediu um rei.

Essa não era a vontade de Deus para Israel, por isso Ele o alertou, a fim de lhe fazer desistir, inutilmente. O povo insistiu:

“Queremos ter um rei. Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas”. E, assim foi feito. Saul foi o primeiro rei de Israel.

O versículo de hoje nos faz refletir, porque, muitas vezes, isso ocorre nas nossas vidas.

A Bíblia nos revela que o Senhor tem um plano para cada um de nós, o qual já foi escrito no Seu livro antes mesmo de existirem: “os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. (Salmos 139:16).

Ela nos ensina ainda que esse plano é bom, perfeito, agradável, é de paz, de nos fazer prosperar e não nos causar danos. É isso que Deus tem preparado para cada um de nós.

No entanto, não raras vezes, como Israel, fazemos escolhas que nos afastam desse plano original e nos conduzem a um caminho de dor e sofrimento.

Precisamos entender que o Senhor não tem responsabilidade com as escolhas equivocadas que fazemos.

Pelo contrário, na Sua Palavra Ele afirma que coloca diante de nós dois caminhos: de vida e de morte, de benção e de maldição, e nos orienta: “escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam”.

Assim, devemos consultar a Deus antes de tomarmos decisões importantes nas nossas vidas e, principalmente, devemos obedecer aos Seus direcionamentos, então, seremos bem sucedidos em tudo que fizermos.

Conhecemos a vontade do Senhor quando lemos as Escrituras, elas têm orientações acerca dos mais diversos assuntos das nossas vidas: casamento, família, criação de filhos, finanças, dentre outros.

Mas também, sabemos a vontade de Deus quando oramos e buscamos Nele uma resposta.

Como dito, não basta ter o direcionamento do Senhor, precisamos obedecê-lo, apesar das dificuldades, se quisermos viver Suas boas promessas. Muitas vezes, isso vai custar um sonho antigo, um salário inferior, uma porta fechada, um não, o término de um namoro, o afastamento de um amigo; contudo, Ele faz tudo valer a pena, porque nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Oração: Senhor, sabemos que tens planos bons para as nossas vidas e queremos vivê-los, por isso, hoje, nos arrependemos da nossa desobediência e das escolhas que fizemos contra a sua vontade. Também submetidos a ti os nossos sonhos, para que os teus se sobressaiam e se cumpram em nós. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo