Afastado da Presença
Versículo: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.” 1Samuel 16:14

Aplicação: Depois do tempo de Josué e dos anciãos, Israel foi governado por juízes. Samuel foi o último deles.

Por anos ele administrou aquela nação sob o direcionamento de Deus, mas, na sua velhice, os israelitas escolheram ser governados por um rei, então, sob a liderança do Senhor, Samuel ungiu Saul para lhe suceder.

Apesar de essa não ser a vontade de Deus para Israel, o Seu Espírito estava com Saul para lhe abençoar, desde que ele o obedecesse.

Ocorre que o novo rei não tinha o coração voltado ao Senhor e sempre o desobedecia; por causa disso Ele o rejeitou e tirou dele o Seu Espírito. A partir desse momento, Saul passou a ser atormentado por um espírito maligno e logo morreu (suicidou-se). Ele governou Israel por 40 anos.

No Antigo Testamento, o Espírito Santo não estava disponível para todos, Ele era restrito aos ungidos por Deus. Assim, sempre que o Senhor separava algum homem para o exercício de uma função, derramava seu Espírito sobre ele; e quando o rejeitava, retirava-O dele.

Depois do dia de Pentecostes, o Espírito Santo está disponível a todos quantos recebem Jesus como o Senhor de suas vidas: neste ato somos cheios Dele que passa a habitar em nossos corações.

O Espírito de Deus mora em nós para nos apontar o Caminho que nos leva a Deus, para nos convencer dos nossos pecados, nos levar ao arrependimento, nos consolar, nos encorajar, nos repreender, enfim para nos auxiliar a permanecermos firmes com o Senhor.

Ao contrário do que aconteceu com Saul, Ele não se retira de nós. Jesus prometeu que o seu Espírito estaria conosco até o fim, até a consumação dos séculos. No entanto, nós podemos entristecê-Lo e anulá-Lo das nossas vidas.

Nos afastamos do Espírito do Senhor quando, deliberadamente, O desobedecemos. Quando escolhemos o pecado. Quando caminhamos pelo caminho contrário ao que Ele nos direcionou. Quando nos envolvemos com a idolatria, ocultismo e feitiçaria. Quando nos tornamos amigos do mundo.

Com essas práticas, pouco a pouco, vamos nos afastando do Espírito Santo e anulando a Sua voz nos nossos corações. Logo, ficamos cauterizados e nos acostumamos com o nosso pecado. Aquilo que antes nos escandalizava, já não nos faz mais diferença e, assim, saímos totalmente da presença de Deus.

Jesus nos ensina que quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso; como não encontra, diz: voltarei à casa de onde saí.

Se encontrá-la desocupada, varrida e em ordem, traz consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, passam a viver ali. O estado final daquele homem se torna pior do que o primeiro.  

Ou seja, não existe meio termo: ou estamos com o Senhor, cheios do Espírito Santo; ou longe Dele, atormentados por espíritos malignos. A boa notícia é que cabe a nós essa decisão, porque enquanto vivermos podemos nos arrependermos e nos voltarmos para o Senhor que, novamente, nos enche com Seu Espírito.

Minha oração é para que não sejamos como Saul que, uma vez afastado do Espírito de Deus, suicidou-se; mas sejamos como Davi que, apesar de pecar, não tardava em se arrepender.

Oração: Senhor, queremos hoje nos arrependermos de termos pecado contra Ti, nos envolvido com o mundo e nos afastado da tua presença. Perdoa-nos, Senhor, perdoa-nos. Liberta-nos dos tormentos que temos sofrido do inimigo. Quebra as cadeias que nos tem aprisionado e nos encha novamente do teu Espírito. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo