Prova de Fogo

 Versículo: “Aqueles que constroem sobre esse alicerce podem usar vários materiais: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. No dia do juízo, porém, o fogo revelará que tipo de obra cada construtor realizou, e o fogo mostrará se a obra tem algum valor”. 1 Coríntios 3:12 e 13

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu essa carta aos irmãos da Igreja de Corinto quando estava em Éfeso, aproximadamente, no ano 54 d.C.

Seu objetivo era repreender aqueles novos convertidos que estavam dividindo a Igreja do Senhor, por causa de seus líderes: “alguns diziam que seguiam Paulo, outros afirmavam que seguiam Apolo; outros ainda a Cristo”.

Precisamos entender que a Igreja é de Cristo. Ele é o cabeça. Todos os demais, sejam apóstolos, pastores, mestres, evangelistas, profetas, presbíteros, diáconos, integrantes, participantes; são membros daquele corpo, sendo iguais. Não há hierarquia entre eles. Todos são servos de Jesus e trabalham conforme seu chamado.

De acordo com o Apóstolo Paulo uns plantam, outro regam, outros ainda colhem. No entanto, quem faz a obra crescer é Deus. Ela é divina e não humana.

Por essa razão Jesus, antes de enviar seus discípulos, orientou que eles aguardassem até que do alto recebessem poder de Deus, através do Espírito Santo. Isso aconteceu no dia de Pentecostes e então eles foram pregando o Evangelho a toda criatura.

Nós também somos integrantes da Igreja do Senhor e, como membros dela, fomos comissionados por Cristo a irmos e lançarmos as nossas sementes, sempre cientes de que elas devem ser plantadas em Jesus.

Não existe outro solo que as fazem crescer, apenas o Senhor tem esse poder. A nossa função é anunciar o Evangelho, testemunharmos Cristo nas nossas vidas. Todavia, quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça é o Espírito Santo.

Não raras vezes, lançamos a semente da Palavra de Deus e não notamos (de imediato) suas ramificações. Outro, porém, vem e rega aquele solo com amor, e também não vê as sementes brotarem.

Contudo, no tempo certo, o Senhor as faz crescer, florescer e frutificar e alguém colhe os frutos das sementes lançadas.

Esse processo é árduo e muitas vezes “ingrato/injusto” aos olhos humanos, porque nos dedicamos a evangelizar alguém e, nem sempre, participamos dos resultamos. Mas, isso é para que não nos gloriemos e, sempre saibamos que é Deus quem faz as sementes crescerem.

Ademais, não podemos nos desanimar com aquelas dificuldades, porque fazemos para o Senhor e, no tempo certo, isto é, no dia do juízo, Ele aprovará/reprovará as “nossas” obras.

De acordo com a Palavra, elas serão testadas pelo fogo. Se tiverem sido feitas com excelência, com o nosso melhor: ouro, prata ou pedras preciosas – elas resistirão e serão os nossos galardões; as nossas recompensas eternas.

Entretanto, elas forem feitas de madeira, feno ou palha, serão queimadas, não tendo valor algum nem para nós, nem para Deus.

Por essa razão é que, como cristãos, devemos dar o nosso melhor para o Senhor, fazendo TUDO como se fosse para Ele, apesar das pessoas e das circunstâncias. Assim estaremos construindo nossos tesouros no céu e eles perdurarão por toda eternidade.

Oração: Senhor queremos dar o nosso melhor a ti. Ajuda-nos a prevalecer apesar das pessoas e das circunstâncias, porque o que mais nos importa é te agradar e ao final termos nossas obras resistidas ao fogo. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo