O Evangelho de Lucas, capítulo 17, a partir do versículo 11, apresenta a história de dez leprosos que se dirigiram a Jesus, clamando para serem curados.
A Palavra de Deus revela que Seu Filho atendeu o pedido daqueles homens e TODOS FORAM CURADOS.
Todavia, apenas UM DELES voltou para agradecer a Deus, quando percebeu a cura.
A lepra é conhecida como hanseníase, uma doença crônica que atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos, causando manchas, nódulos, feridas, inflamações e sangramentos por todo corpo, além de muita dor.
O Livro de Levítico ensina que os portadores daquela doença eram declarados impuros, deveriam usar roupas rasgadas e andar descabelados, com a parte inferior do rosto coberta, gritando:
– Impuro! Impuro!
Os leprosos eram considerados impuros enquanto estivessem acometidos pela doença, motivo pelo qual eram isolados, e viviam separados, fora do acampamento.
Não bastava a dor, o sofrimento que a doença em si já causava, os leprosos eram rejeitados, afastados de suas casas, de seus trabalhos e sequer podiam receber os cuidados dos próprios familiares, só podendo retornar à sociedade depois que os sacerdotes reconhecessem que estavam curados.
Jesus, após ouvir aqueles dez homens doentes clamarem, em alta voz, por misericórdia, se compadeceu e os curou.
Entretanto, APENAS UM DELES, quando percebeu que estava curado, antes de chegar ao sacerdote para que esse declarasse sua cura e, então, ele pudesse ser reintegrado à sociedade, voltar para sua casa, para seu trabalho, rever sua família, enfim, retomar a vida que tinha antes da doença, voltou louvando a Deus em alta voz, agradecendo ao Senhor pela cura.
Precisamos refletir que por mais lutas e dificuldades que estejamos passando, temos motivos para agradecer…
Por nossa salvação, porque só assim é possível ter esperança de que dias melhores virão.
Dias em que o próprio Deus limpará dos nossos olhos toda lágrima; dias em que não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor… dias em que nossa boca se encherá de riso e nossa língua de cânticos.
Sejamos gratos por nossas vidas e saúde.
Se acordamos hoje e pudemos sair da cama, significa que a misericórdia do Senhor se renovou sobre as nossas vidas e que se, ontem fizemos tudo errado, hoje temos uma nova oportunidade de fazermos tudo diferente.
Quantas pessoas que queriam apenas uma chance? Deus deu ela para nós. portanto, devemos aproveitá-la!!
Sejamos gratos por nossos trabalhos.
Hoje, no Brasil, existem 12,515 milhões de brasileiros desempregados que só gostariam de uma oportunidade.
Portanto, precisamos dar nosso melhor, abençoar a empresa que nos emprega, a vida dos seus chefes; muitos queriam estar no nosso lugar.
Sejamos gratos por nossas casas.
Sejamos gratos pelo alimento sobre nossas mesas.
Sejamos gratos por nossas famílias.
A gratidão é o princípio da felicidade.
Ou seja, para sermos felizes precisamos olhar de onde Deus nos tirou… Olhar para tudo que temos, tudo quanto o Senhor já nos deu… sermos gratos e desfrutar de cada benção!
As pessoas são tristes e ansiosas, porque ao invés de serem gratas e aproveitarem o que tem, elas ficam olhando para o que ainda não possuem ou para a vida de outras pessoas.
Por isso, repito, quer ser feliz?
Agradeça a Deus, todos os dias, pela presença Dele na sua vida, e desfrute cada momento que você tem com tudo o que Ele te abençoou!
Nessa última metade do ano, podemos escolher se continuaremos a ser como os nove leprosos que nem olharam pra trás quando foram curados, ou se seremos como o ÚNICO leproso que reconheceu a benção de Jesus sobre a vida dele e voltou louvando a Deus em alta voz!