Seja Exemplo

Versículo: “Seja exemplo para todos os fiéis nas palavras, na conduta, no amor, na fé e na pureza.” Timóteo 4:12

Aplicação: A carta do Apóstolo Paulo a Timóteo faz parte das epístolas pastorais. Ela foi escrita no ano 62/63 d.C. da Macedônia para Éfeso, com o objetivo de auxiliá-lo na organização e administração daquela Igreja.

Dentre outras orientações, Paulo o ensina a não se deixar ser menosprezado em razão de sua juventude.

O avançar da idade traz maturidade em muitas áreas das nossas vidas, em razão das experiências que vivemos, dos acertos e, especialmente, dos erros.

A juventude, ao contrário, é, muitas vezes, marcada pela imaturidade e pelas escolhas precipitadas. Porém, essa não era a realidade de Timóteo.

Ele havia nascido e crescido em um lar cristão, tendo sido educado nos princípios e valores do Reino de Deus por sua mãe Eunice e avó Lóide. Além disso, fora discipulado pelo Apóstolo Paulo.

Assim, podemos presumir (e o conselho do apóstolo corrobora essa presunção) que Timóteo, apesar de jovem, era maduro, responsável e um verdadeiro servo de Deus.

Ocorre que, apesar de toda dedicação daquele jovem, os efésios o estavam desprezando por causa da sua pouca idade.

Isso acontece nas nossas vidas ainda hoje.

Quantas pessoas fecham seus corações quando tentamos evangelizá-las ou aconselhá-las, conforme os valores da Palavra de Deus, em razão da nossa pouca idade?

Ou pelo tempo que temos de convertidos? Ou em razão das nossas escolhas erradas do passado?

Outras ainda se fecham por causa da nossa avançada idade, porque imaginam que somos ultrapassados e “caretas”.

O versículo de hoje nos ensina que nós não podemos nos deixar ser desvalorizados por essas razões; pelo contrário, nós devemos provar por meio das nossas palavras e condutas que somos cristãos fiéis e verdadeiros. Assim, conquistaremos o respeito dos nossos irmãos.

Devemos usar a nossa boca apenas para edificação daqueles que nos ouvem, bem como para aconselhá-los segundo os ensinamentos das Escrituras Sagradas.

Temos que nos abster de falarmos palavras torpes, bem como evitar contenda com os nossos irmãos, considerando-os, sempre, melhores do que nós mesmos.

As atitudes das nossas vidas pessoais devem corroborar as Palavra que anunciamos, ainda que em prejuízo próprio. Isso é coerência.

As nossas escolhas devem ser conforme os valores e princípios do Reino, renunciando a tudo quanto ofenda santidade do nosso Deus.

Quando somos coerentes e vivemos o que pregamos conquistamos, sem brigas, discussões e/ou imposições, o respeito, a confiança e o reconhecimento dos nossos irmãos.  

Oração: Pai, não queremos ser menosprezados em razão da nossa idade, ou por causa do nosso passado, somos filhos que querem ser usados como instrumentos nas tuas mãos a fim de cumprirmos o teu chamado para as nossas vidas. Fomos salvos e regenerados, por isso queremos te servir, “gastando” as nossas vidas contigo. Por isso, Pai, pedimos ajuda-nos a ser exemplo em tudo que fizermos; que tudo seja coerente com a tua Palavra, com os teus ensinamentos, para que não sejamos responsáveis pelos escândalos. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo