O Primeiro Mártir Cristão

Estudo 9/2021

Por, Wesley Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 6:8-15 e 7:1-60
INTRODUÇÃO

Em nosso estudo, iremos conhecer a respeito da vida de Estevão. Homem fiel, cheio do Espírito Santo, usado por Deus, e primeiro mártir cristão.

A Bíblia mostra Estevão realizando seu ministério como diácono e pregando o evangelho de Cristo. Suas palavras refletiram tanto que seus opositores levantaram falso testemunho a respeito de Estevão com o fim de matá-lo.

Diante do Sinédrio, Estevão faz um sermão extraordinário, mostrando a falha do povo de Israel em se aproximar de Deus, e apontando para Jesus, como o único que pode reconciliá-los.

Estevão é apedrejado e morto por pregar o evangelho de Cristo. Em nenhum momento se acovardou ou se arrependeu de suas palavras, mas permaneceu firme até o fim. Suas palavras e testemunho permanecem perpétuas nas páginas da Bíblia, e nos trazem ensinamentos valiosos ainda nos dias de hoje.

O MINISTÉRIO DE ESTEVÃO

O ministério de Estevão se inicia nas escrituras sagradas quando é escolhido como diácono pelos apóstolos. Os requisitos para tal escolha era que o diácono deveria ter boa reputação, ser cheio do Espírito Santo e sabedoria.

No estudo anterior estudamos a respeito da diaconia, e vimos que Estevão exercia essa função, acolhendo as viúvas e desafortunados.

Vemos no texto bíblico que Estevão era um homem cheio de e do Espírito Santo. Ele ia muito além de servir as mesas dos necessitados, também realizava sinais e prodígios diante do povo.

Estevão pregava a respeito de Jesus tão cheio do Espírito ao ponto de seus opositores não resistirem a sua sabedoria.

Por causa de seu ministério impactante e crescente, se levantaram falsas testemunhas para depor contra Estevão, dizendo que ele proferia blasfêmias contra Moisés e contra Deus.

A DEFESA DE ESTEVÃO

Estevão foi levado ao Sinédrio para ser interrogado a respeito de sua pregação. O texto da Palavra de Deus nos mostra que todos que estavam ali, viram o rosto de Estevão como se fosse o rosto de um anjo, onde interpretamos que de alguma forma havia nele um brilho sobrenatural, evidenciando em seu semblante a presença divina.

Ao ser interrogado e receber a oportunidade de fala, Estevão inicia sua defesa fazendo uma narrativa panorâmica dos acontecimentos da história do povo hebreu e revelando o fracasso do povo de Israel no relacionamento com Deus.

Em um dos sermões mais brilhantes da Bíblia, Estevão expõe a rebeldia do povo de Israel e aponta para Jesus como única esperança de reconciliação com Deus.

Estevão afirma a seus contemporâneos e ouvintes que eles eram homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e ouvidos. Ou seja, aqueles homens ouviam a Palavra da Verdade, mas resistiam ao Espírito Santo, não se curvando e nem reconhecendo a divindade de Cristo. E assim como fizeram os seus antepassados, perseguiram aqueles que promoviam a mensagem do Justo.

O MARTÍRIO DE ESTEVÃO

Sem mesmo terminar o julgamento e ter um veredito final, o povo que estava ali, enfurecidos pela fala de Estevão, o arrastaram para fora da cidade para apedrejá-lo.

Entretanto as palavras de Estevão permanecem registradas nas páginas da Bíblia. Ele disse: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé à destra de Deus” (At. 7.56).

Estevão foi apedrejado enquanto orava, “Senhor, não lhes imputes este pecado”. Suas vestes foram deixadas aos pés de um jovem chamado Saulo, que consentia na sua morte.

CONCLUSÃO

A principal característica do ministério de Estevão é a sua similaridade com Jesus. Assim como Jesus, Estevão realiza sinais e prodígios e assistia os mais necessitados.

Ambos foram mortos por anunciar o evangelho com acusações falsas. No momento de suas mortes pediram a Deus para que não fosse imputado o pecado na vida de seus agressores. E no fim de suas vidas, oraram entregando os seus espíritos.

Estevão deixa um grande exemplo pra nós. Apesar de ter tido um ministério curto, seu testemunho de vida nos revela um verdadeiro cristão.

Devemos nos espelhar na vida de Estevão, exercendo nosso ministério cheios do Espírito Santo, falando do evangelho a todos apesar das consequências, e principalmente, sendo fiel a Deus até o fim.

VAMOS PENSAR UM POUCO

– Você já identificou qual é o seu ministério? Tem exercido ele sempre cheio do Espírito Santo?

– Você tem anunciado o evangelho para as pessoas sem medo das consequências?

– Você já sofreu alguma rejeição pelo fato de ser cristão?

– Já teve alguma ocasião onde alguém notou a presença divina em sua vida?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo