Sirvamos, independente das pessoas

Versículo: “Servimos quer as pessoas nos honrem, quer nos desprezem, quer nos difamem, quer nos elogiem.” 2 Coríntios 6:8

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu a segunda carta aos coríntios também para defender seu ministério apostólico.

Nesta carta, ele relata o quanto sofreu por pregar a Verdade aos gentios, até os confins da terra.

Contudo, apesar de tantas adversidades, seus olhos não estavam nas pessoas, nem nas que o honrava e/ou elogiava, nem naquelas que o desprezava e/ou difamava, mas em Cristo, o seu Salvador.

Assim como Paulo, devemos manter os nossos olhos em Jesus e servi-Lo, independente das pessoas e das circunstâncias.

Por vivermos em um país laico, muito provavelmente, não sofreremos fisicamente como o Apóstolo por servirmos ao Senhor, entretanto não estamos imunes às críticas, ao desprezo e às zombarias daqueles que não entendem a nossa fé.

Não raras vezes seremos acusados de radicais, por cumprirmos à risca os princípios da Palavra de Deus, os quais não são flexíveis.

Porém, não podemos nos importar com o rótulo que as pessoas nos atribuem, mas tão somente em agradar ao Senhor e, para tanto, é necessário obedecê-Lo.

A Bíblia nos ensina que amam verdadeiramente a Deus aqueles que O obedecem. Por essa razão, nossa preocupação deve ser em cumprir tudo quanto Ele nos pede, independentemente das críticas daqueles que nos cercam.

Antes sermos julgados pelas pessoas, do que pelo Senhor, o Justo Juiz!

Outros irão nos desprezar excluindo nossa amizade e influenciando outros a fazerem o mesmo, a fim de que nos sintamos sozinhos por servirmos ao Senhor.

Também não podemos nos importar com isso, porque, na verdade, não estamos sozinhos.

Primeiro, porque o Espírito Santo habita em nós e Ele é o melhor amigo que podemos ter. Ele supre todas as nossas carências e necessidades, de modo que amizades ímpias, que nos querem fazer pecar, não farão falta nas nossas vidas. Ao contrário, seus afastamentos serão livramentos de Deus para nós.

Segundo, porque, se por um lado “perdemos”, por outro, ganhamos muitos outros amigos que caminham para o mesmo lugar que nós, a eternidade, e compartilham das mesmas dificuldades e interesses.

Cercarmo-nos de pessoas assim, que têm a mesma fé, facilita o nosso caminhar, porque ajudamos e somos ajudados nos pontos fortes e fracos de cada um. Deus nos criou para sermos interdependentes e não independentes.

Isso não significa que iremos desprezar nossos amigos ímpios. Devemos auxiliá-los em suas dificuldades, aproveitando de cada circunstância para apresenta-los a Cristo; e orarmos por eles.

Contudo, os nossos ambientes e interesses já não se correspondem mais. Assim, não há problema algum se um afastamento e/ou um esfriamento ocorrer.

A Palavra de Deus chama de bem aventurado aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1).

Por fim, há aqueles que zombarão da nossa fé, a fim de nos humilharmos e nos envergonharmos.  

A exemplo de Jesus, devemos clamar a misericórdia de Deus a essas pessoas e não nos importarmos com os “constrangimentos” que talvez elas nos façam passar, porque somos os portadores da Verdade, quer elas creiam, quer não.

Em todos os casos, não podemos, em hipótese alguma, negar a nossa fé, nem nos envergonharmos dela, porque Jesus foi muito mais humilhado do que qualquer um de nós possamos ser e sofreu tudo calado.

Além disso, Ele mesmo nos alerta que se alguém se envergonhar Dele e das suas palavras, igualmente, Ele se envergonhará de nós, quando voltar em sua glória com as honrarias do Pai e dos santos anjos. (Lucas 9:26).

Por tudo isso, mantenhamos nossos olhos fitos em Cristo, a fim de que sejamos preservados até o fim.

Oração: Senhor, mais uma vez pedimos para que grave ETERNIDADE nos nossos olhos, a fim de que não nos desviemos de ti, por causa das outras pessoas. Queremos ser benção na vida dos ímpios, sem, contudo, nos misturarmos com seus pecados e estilo de vida. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo