Versículo: “Há um só Mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus. Ele deu sua vida para comprar a liberdade de todos.” 1Timóteo 2:5-6
Aplicação: A palavra mediador significa aquele que serve de intermediário, elo.
No versículo de hoje o Apóstolo Paulo nos ensina que entre Deus e o homem há um único mediador: o homem Cristo Jesus.
A necessidade dessa figura no nosso relacionamento com o Senhor nos revela a existência prévia de um conflito que separava as partes mencionadas. De maneira que até o diálogo entre elas estava prejudicado.
Conforme o versículo, Jesus se fez homem para ser esse elo de ligação entre nós e o nosso Deus, e colocar um ponto final, de uma vez por todas, naquela separação motivada pelo pecado da humanidade.
Assim, como homem, em tudo Ele foi tentado, mas nunca pecou. Pelo contrário, viveu em santidade e obediência ao seu Pai, amando-O e também aos seus irmãos, como é da vontade de Deus.
As nossas transgressões nos haviam feito escravos do diabo, porque, a sua semelhança, havíamos desobedecido ao Senhor. Portanto, estávamos sujeitos à condenação eterna.
Todavia, Deus amou o mundo de tal maneira que deu a vida do seu Único Filho para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).
Ao entregar sua vida por nós na cruz do calvário, Jesus se tornou o nosso Remidor, pagando com sua vida (porque o salário do pecado é a morte) uma dívida que era nossa.
Dessa forma, Ele adquiriu a nossa propriedade. Assim, já não somos mais escravos de satanás, mas de Cristo, que nos redimiu.
Sua morte nos comprou e também nos libertou de passarmos a eternidade afastados de Deus, no inferno.
Por essas razões, Jesus é o nosso Senhor, o Salvador das nossas vidas e o Único Mediador entre nós e o nosso Deus, porque foi Ele quem sofreu o castigo (morte) que estava sobre nós, fazendo com que a ira e a justiça do Senhor fossem satisfeitas.
Por isso que é exclusivamente através do nome de Jesus que podemos nos achegar à Presença de Deus sem sermos mortos, porque Ele já morreu em nosso lugar.
Logo, para que tenhamos as nossas orações ouvidas e respondidas, devemos fazê-las em nome de Jesus. Ao clamarmos por um milagre, devemos fazê-lo em nome de Jesus.
Enfim, para que nos acheguemos ao trono da graça devemos invocar o nome de Jesus, a única “ponte”, o único caminho e único mediador entre nós e o nosso Senhor.
Oração: Pai, obrigada por tanto amor e graça por nossas vidas. Obrigada pela salvação que nos alcançou por intermédio de Jesus, não o poupando de morrer em nosso lugar para que pudéssemos, novamente, nos relacionar contigo. Hoje, queremos renunciar todos os nossos ídolos, outros “deuses” e santos que, por ventura, tenham ocupado o lugar do teu Filho nas nossas vidas. Reconhecemos que Cristo é o Único Senhor, porque nos redimiu das trevas; Salvador, porque nos livrou do inferno; e Mediador entre nós e o Senhor. Oramos em nome de Jesus. Amém.