Versículo: “Eu sou o Deus de seu pai, de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. (…) Sim, o clamor do povo de Israel chegou até mim, e eu tenho visto como os egípcios os tratam cruelmente. Você deve tirar o meu povo, Israel, do Egito.” Êxodo 3:6 e 9-10
Aplicação: Na época em que José viveu no Egito, o faraó o nomeou governador daquela nação. Ele não apenas o olhava com bons olhos, como também tratava bem todo seu povo, visto que, a prosperidade que havia alcançado aquela terra, apesar dos tempos de “vacas magras”, se dava porque aquele hebreu, por capacitação divina, havia revelados seus sonhos e poupado da época de fartura.
Ocorre que o sucessor do faraó não conhecia nada a respeito do filho de Israel e, com medo da multiplicação dos hebreus, os escravizou, submetendo-os, com crueldade, a trabalhos árduos.
Grande era o sofrimento daqueles israelitas que gemiam sob o peso da escravidão a que foram submetidos, pois os egípcios eram muito cruéis em suas exigências.
Clamaram, então, por socorro e o Senhor ouviu os seus gemidos, razão pela qual escolheu Moisés para libertá-los da escravidão do Egito e levá-los à Canaã, terra de onde emana leite e mel.
Antes, porém, de comissioná-lo, revelou-se a Moisés de maneira sobrenatural. Afirma as Escrituras que Deus se manifestou ao hebreu em uma sarça em chamas, mas que não se queimava.
Podemos extrair algumas lições da palavra de hoje, a fim de aplicá-las nas nossas vidas.
Primeiramente, nada passa desapercebido aos olhos do Senhor. Do seu trono, Ele olha para cada um de nós, esquadrinhas os nossos corações e conhece os nossos segredos mais íntimos.
A Bíblia nos ensina que a palavra nem nos chegou a boca, e Ele já sabe o que iremos falar.
Por isso, não precisamos temer. Pelo contrário, devemos invocar o seu nome para que Ele venha em nosso auxílio e nos favoreça com a vitória.
Em segundo lugar, nós podemos ser a resposta das orações de alguém, assim como Moisés foi dos israelitas escravizados.
Para que isso aconteça nas nossas vidas, precisamos, antes, conhecer a Deus verdadeiramente.
Antes de se tornar o libertador de um povo, Moisés conheceu o El Shaddai, o Senhor Todo Poderoso. Ele viu a manifestação do poder do Onipotente numa sarça que, apesar de estar em chamas, não se queimava.
É impossível apresentarmos Jesus a alguém se não o conhecemos verdadeiramente; se nunca experimentamos Dele e nem vimos o seu sobrenatural.
Como pregaremos um Deus que liberta, se ainda não fomos libertos? Que salva, se ainda não fomos salvos? Que cura, se ainda não fomos curados? Que é digno de toda a nossa confiança, se ainda não confiamos?
Por isso, para sermos resposta às orações de quem quer que seja, devemos conhecer, verdadeiramente, ao Senhor e experimentar Dele nas nossas vidas.
Por fim, após conhecê-Lo somos comissionados.
A missão de todo cristão é pregar o Evangelho a toda criatura. Alguns são chamados ao pastorado, outros ao apostolado, alguns ainda aos diversos ministérios descritos nas Escrituras.
Contudo, TODOS, sem exceção, devem proclamar as Boas Novas aos seus familiares, nos seus trabalhos, à sua vizinhança e aos seus amigos, enfim em todos os lugares onde o Senhor nos tem colocado.
Além disso, também fomos chamados a todo tipo de boas obras, as quais incluem, além da pregação da morte e ressurreição de Jesus, o bom testemunho, o exercício dos dons e talentos, os quais o Senhor nos confiou, bem como a assistência aos necessitados.
A Palavra de hoje nos confronta a experimentarmos mais de Deus, para que possamos ser resposta das orações dos nossos irmãos, conduzindo-os à liberdade e à salvação
Oração: Senhor, hoje, queremos experimentar mais de ti. Sabemos que és o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, mas, mais do que isso, fizemos de ti o nosso Senhor, por isso queremos conhece-Lo mais e queremos ver a tua manifestação poderosa nas nossas vidas. Queremos também, Pai, sermos resposta das orações dos nossos irmãos, conduzindo cada um deles a alcançarem a cura, o milagre, a libertação e a salvação, por intermédio de Jesus Cristo. Oramos, e desde já, te agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/