Versículo: “Quando estivermos fugindo, vocês sairão da emboscada e tomarão a cidade. O Senhor, o seu Deus, a entregará em suas mãos.” Josué 8:6-7
Aplicação: Depois de Jericó, Ai era a segunda cidade da terra prometida que os israelitas tinham que tomar posse.
Eles já haviam tentado uma vez, porém foram derrotados por causa do pecado de Acã.
Mas, agora, os israelitas tinham uma Palavra de Vitória do Senhor.
Deus entregou a Josué, líder do seu povo, uma estratégia de guerra que lhes garantiria a vitória, se obedecida.
Os israelitas, então, prepararam uma emboscada a seus inimigos. Parte deles se esconderam atrás da cidade de Ai, enquanto um exército se aproximava pela frente.
Quando o rei de Ai viu os hebreus, saiu, juntamente com seus homens, para atacar Israel no campo de batalha. Todos os homens de Ai foram chamados para perseguir o povo de Deus, que os afastaram da cidade. Nem um homem permaneceu lá, todos foram atrás dos israelitas e deixaram as portas da cidade abertas.
“Disse, então, o Senhor a Josué: estende a lança que você tem na mão na direção de Ai, pois nas suas mãos entregarei a cidade.”
Assim que Josué o fez os homens da emboscada entraram em Ai e, depressa, a tomaram e a incendiaram.
Ao perceber que a cidade havia sido subjugada, Josué e seu exército atacaram o rei de Ai e seus homens sem deixar nenhum sobrevivente ou fugitivo.
Assim, debaixo da orientação divina, os israelitas conquistaram mais uma cidade da terra que o Senhor havia prometido a seus antepassados.
Nós também temos promessas de Deus para as nossas vidas, porém, para alcançá-las, precisamos ouvir e obedecer, diligentemente, às Suas estratégias.
Da primeira vez que os israelitas tentaram conquistar Ai, foram com um homem que estava em pecado, por ter desobedecido ao Senhor e a sua própria maneira, inclusive, com poucos homens subestimando seu inimigo. Resultado: eles perderam e saíram fugidos da cidade.
Dessa forma, se quisermos receber as bençãos que Deus tem para as nossas vidas devemos, em primeiro lugar, colocar a nossa vida ordem, arrancando dela tudo que desagrada ao Senhor.
Ou seja, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, confessá-los e abandoná-los de uma vez por todas, vivendo em santidade para honra do nosso Deus.
Com as nossas vidas em ordem, precisamos, antes de lutarmos desenfreadamente, sem um alvo certo, parar para ouvir a vontade do Senhor, bem como suas estratégias, a fim de que não sejamos derrotados.
Na segunda vez que os hebreus partiram para dominar Ai, eles saíram sob uma Palavra de Vitória do próprio Deus e com um plano detalhadamente traçado. Então, foram vitoriosos.
Nós, muitas vezes, estamos lutando por “cidades” que não fazem parte da terra que o Senhor nos prometeu e por isso temos sido, frequentemente, derrotados. Por isso, hoje, reflita essa batalha é realmente sua? Você está lutando por algo que consiste na vontade de Deus para sua vida?
Se sua resposta foi negativa, pare de gastar suas forças em algo que o Senhor não te chamou, do contrário, ainda que você consiga, você terminará frustrado, porque nada que não seja Dele para as nossas vidas pode nos realizar.
Contudo, se sua resposta foi positiva, ore e ouça a voz de Deus, porque talvez a sua estratégia de batalha não te levará a seu alvo, mas a Dele nos dá a certeza da vitória.
Oração: Senhor, hoje, queremos render a ti as nossas guerras. Pai, não sabemos se temos lutado por terras que o Senhor nos prometeu ou que, simplesmente, queremos pela nossa própria vontade. Abra os nossos olhos e revele o teu querer para as nossas vidas. Queremos te pedir ainda estratégias para sermos vencedores, como os israelitas. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/