Contentamento em Cristo

Versículo: “Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho. Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. Posso todas as coisas por meio de Cristo que me dá forças.” Filipenses 4:10-13

Aplicação: Nesse capítulo o Apóstolo Paulo agradeceu as ofertas financeiras que os filipenses o haviam enviado. Segundo ele, elas foram suficientes para suprir todas suas necessidades.

Interessante observarmos que, no seu agradecimento, Paulo se refere àquele auxílio como um sacrifício de aroma suave, uma oferta aceitável e agradável a Deus. (v.18)

Ou seja, quando suprimos às necessidades dos nossos irmãos não estamos apenas demonstrando nosso amor a eles, mas também a Deus, que as recebe, como sacrifício de amor.

Apesar de sua gratidão, o Apóstolo reforça que ela não se dava apenas porque havia recebido tudo quanto precisava, mas porque estava em Jesus, aquele que o fortalecia.

Paulo afirma que aprendeu a viver satisfeito independente das circunstâncias que enfrentava. Ou seja, ele sabia viver contente na fartura e na necessidade; com o estômago cheio ou vazio; com muito ou com pouco; isso porque encontrou a verdadeira fonte da satisfação eterna: JESUS.

Nós não sofremos a metade do que o Apóstolo sofreu e vivemos infelizes. Ele, porém, apesar de encarcerado, “prestes” a ser executado vivia contente, porque sua felicidade estava em Cristo.

A Palavra de hoje nos leva a refletirmos onde temos colocado as nossas expectativas.

Quando esperamos em pessoas, certamente, nos decepcionaremos, porque, assim como nós, elas são falhas e incapazes de nos dar o que precisamos.

Não podemos colocar nossa expectativa de sermos felizes em nossos maridos, nem nos filhos.

Não podemos esperar companheirismo e lealdade nos nossos amigos.

Não podemos imaginar que viveremos contentes quando conquistarmos uma vaga em um concurso público ou nos tornarmos grandes empreendedoras.

Não podemos deixar para vivermos felizes quando estivermos viajando, tampouco quando formos bem sucedidos.

Pessoas falham. Coisas perecem. E se dependermos delas, oscilaremos entre alegrias passageiras o resto das nossas vidas.

Há, porém, uma pessoa que não nos decepciona, que não nos abandona, independente das circunstâncias que vivemos, e em quem podemos confiar e esperar: JESUS CRISTO.

Quando estamos fundamentados Nele, aprendemos, assim como Paulo, a viver contentes, porque esperamos algo eterno.

Quando estamos alicerçados Nele, passamos pelos deserto louvando ao Senhor, confiantes de que na hora certa, Ele agirá.

Quando vivemos baseados Nele encontramos a fonte da alegria que nos satisfaz mais do que o mais rico banquete.    

Oração: Pai, queremos, assim como o Apóstolo Paulo, viver contentes, independente das circunstâncias que vivemos, porque cremos que o Senhor nos dá força para vencer as mais árduas batalhas. Por isso, hoje, colocamos no teu altar os nossos ídolos, todos quantos temos dependido e esperado (bens materiais, pessoas, festas, casamentos, filhos, viagens, bebidas) e declaramos que esperamos em ti. Tu és a nossa fonte de vida, de força, de sabedoria e de felicidade.. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo