Termine Bem
Versículo: “O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo.” Eclesiastes 7:8

Aplicação: De autoria, tradicionalmente, atribuía a Salomão, o livro de Eclesiastes tem o objetivo de contrapor a futilidade de uma vida sem Deus com a satisfação da vida com o Senhor.

O filho de Davi experimentou ambas situações e, ao final de sua vida, concluiu que é melhor terminar do que começar bem.

Ele foi o homem mais sábio que já existiu. O rei mais rico do mundo. E teve mais fama do que os atores globais.

Durante seu governo, houve paz em todas as fronteiras de Israel, de modo que Salomão não precisou enfrentar seus inimigos e nem calamidades.

Seu povo era tão numeroso quanto a areia do mar e, mesmo assim, todos comiam, bebiam e eram felizes.

Viveu num palácio esplendoroso, revestido de ouro; e se vestia de maneira gloriosa.

Teve 1000 mulheres, desfrutou dos prazeres da vida e, mesmo assim, concluiu que é melhor terminar do que começar bem.

Salomão começou sua vida, seu reinado seguindo os passos de seu pai, Davi, homem segundo coração de Deus, obedecendo, portanto, aos seus decretos e mandamentos.

Entretanto, ele não terminou muito bem: suas muitas mulheres o levaram a se envolver com deuses pagãos, construir altares a eles, bem como lhes oferecer sacrifícios e holocaustos e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor.

Seu afastamento atraiu a ira de Deus sobre ele e sobre Israel: um adversário se levantou acabando com a paz que imperava e, no governo do seu filho, a nação foi dividida, de modo que os descendentes de Davi passaram a reinar apenas sobre a tribo de Judá, que só fora poupada por amor a ele.

É melhor terminar do que começar bem.

É melhor terminarmos a nossa carreira profissional bem, do que começarmos bem e nos perdermos no meio do caminho.

É melhor terminarmos a nossa jornada como maridos/esposas bem, do que começarmos bem e escorregarmos no meio do caminho.

É melhor terminarmos como bons pais, do que começarmos bem e desistirmos no meio do caminho.

Principalmente, é melhor terminarmos bem com a nossa fé, do que começarmos bem e seguirmos outros caminhos depois.

Para sermos salvos não basta recebermos Jesus nas nossas vidas uma única vez; nós precisamos viver, diariamente, conforme essa escolha, ou seja, em santidade e obediência para, assim, terminarmos bem.

A salvação não se dá uma única vez. Ela é um processo que se aperfeiçoa (ou não) à medida que vivemos.

Podemos iniciar nossa jornada cristã super empolgados: orando e lendo a Bíblia diariamente, frequentando todas as reuniões da Igreja e trabalhando em todos os ministérios e, ao final, abandonarmos tudo, inclusive ao Senhor. Quantas histórias assim você não conhece?

Podemos ser como o ladrão da cruz que, no final, reconheceu Jesus como sendo o Cristo e foi salvo. Terminar bem é melhor do que começar!

Minha oração é para que, em tudo que fizermos, sejamos constantes e dependentes de Cristo durante todo processo, assim começaremos e terminaremos bem!!!

Oração: Senhor, hoje queremos nos arrepender, porque, apesar e termos começado bem a nossa jornada contigo, não temos sido constantes e corremos o risco de não terminarmos bem. Não queremos, Pai, estar em nenhum polo, ser 8 ou 80; queremos seguir firmes e constantes para, ao final, terminarmos bem. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo