Cativeiro de Deus
Versículo: “Jeozadaque foi levado como prisioneiro junto com os moradores de Judá e de Jerusalém que o Senhor levou para o cativeiro por meio do rei Nabucodonosor.” 1Crônicas6:15

Aplicação: A única exigência que o Senhor fez aos israelitas para lhes entregar a terra prometida foi obediência. Para serem bem sucedidos em Canaã, eles precisavam guardar os mandamentos de Deus e aplicá-los em suas vidas.

A geração de Josué cumpriu isso fielmente, entretanto, a seguinte não conhecia ao Senhor, nem seus feitos, por isso se envolveu com povos estrangeiros e seus ídolos desagradando ao nosso Criador.

Deus enviou inúmeros profetas para adverti-los, bem como levou cativo à Assíria seus irmãos (Reino Norte), em vão.

Eles continuaram pecando e desagradando ao Senhor que, através do rei Nabucodonosor, os levou cativo à Babilônia.

O texto nos revela que não foi plano do diabo invadir Jerusalém, destruir o templo, a cidade, matar a muitos e escravizar outras. Mas, do próprio Deus!

As Escrituras nos revelam que o cativeiro durou 70 anos, depois, gradualmente, os israelitas puderam retornar à Jerusalém.

Temos o hábito de atribuir a satanás todas as dificuldades das nossas vidas, nos isentando das nossas responsabilidades e a palavra de hoje nos leva a refletirmos nisso.

Foi Deus quem levou seu povo cativo à Babilônia e, para isso, usou Nabucodonosor.

O cativeiro foi necessário para que os israelitas se arrependessem e se voltassem para o Senhor.

Nas nossas tribulações, precisamos parar de nos vitimizarmos e de atribuir a culpa de tudo ao capeta. Talvez, nelas tenha o dedo do Senhor para nos conduzir ao arrependimento e/ou transformar as nossas vidas.

Deus nos dá saúde, família, prosperidade e bençãos incontáveis, contudo, para Ele o mais importante é que nos salvemos e, para isso, devemos, depois de receber a Jesus, viver como Ele viveu: em santidade e obediência.

Com isso em mente, o Senhor pode nos tocar, como fez com Israel, para que nos voltemos para Ele de todo nosso coração.

Ele pode nos levar ao cativeiro a fim de que reconheçamos que só Ele é o Senhor.

Ele pode nos deixar 70 anos na Babilônia “só” para que não nos percamos, porque para Deus o que mais importa é a nossa salvação!

Assim, reflitamos hoje: quem nos colocou nesse cativeiro?

Se foi o Senhor, voltemo-nos para Ele de todo nosso coração, certos de que reconstruiremos a nossa Jerusalém.

Oração: Senhor, hoje queremos confessar os nossos pecados e admitir que temos desobedecido a ti. Reconhecemos nossa responsabilidade nesse cativeiro que temos enfrentado, porque agimos por conta própria, a despeito da tua vontade. Perdoa-nos e nos leve de volta a Jerusalém a fim de que possamos reconstruí-la. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo