A Voz de Deus

Versículo: “Naqueles dias, raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes. (…) Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino (Samuel) e lhe disse: vá e deite-se; se Ele o chamar diga: fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo.” 1 Samuel 3:1e9

Aplicação: Samuel era o filho primogênito de Ana, o qual ela havia consagrado para Deus, por isso ele vivia em Sua Casa, sob os cuidados do sacerdote Eli.

Certa noite, todos já estavam deitados para dormirem, quando o Senhor chamou Samuel.

Ele ainda não conhecia a voz de Deus, por isso pensou que Eli o havia chamado. Foi se certificar das necessidades daquele homem já idoso, mas foi surpreendido com a negativa do chamado.

Isso aconteceu por três vezes até que o sacerdote percebeu que era o Senhor quem chamava Samuel. Assim, o orientou a responder: “fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo.”

Naquele tempo, Israel havia abandonado a Deus, envolvendo-se com idolatrias e, por isso, ninguém podia ouvi-Lo. Como todos O havia desprezado, Ele também não falava com ninguém.

Até encontrar Samuel, homem consagrado ao Senhor, desde antes de ser formado no ventre de sua mãe, que dedicou toda sua vida para servi-Lo. Então, o separou como Seu profeta, a fim de que ele intermediasse Seu relacionamento com os israelitas.

As pessoas do Antigo Testamento não tinham o privilégio que nós temos, de sermos templo do Espírito Santo. Deus ungia seus profetas, com os quais conversava, e eles falavam com o povo.

Foi assim até a morte e ressurreição de Jesus, quando o véu que separava o Santíssimo Lugar, onde apenas o sumo sacerdote podia entrar, foi rasgado do alto a baixo.

Nós não precisamos mais de profetas, padres, pastores que falem com o Senhor no nosso lugar. Pelo contrário, ao morrer, Seu Filho nos ungiu sacerdotes, por isso temos acesso ao Pai. Podemos, livremente, nos achegar ao trono da graça e não apenas falar com Deus, mas também ouvir a Sua voz.

Com tanta liberdade, por que não O temos ouvido?

Não ouvimos ao Senhor, porque não conhecemos a Sua voz.

Identificamos tantas vozes em comerciais, músicas e filmes, porém somos incapazes de detectarmos a do nosso Pai, porque perdemos tempo com aquelas coisas, mas não separamos uma hora sequer do nosso dia para ficarmos a sós com Deus.

Orar não é apenas apresentar uma lista de pedidos ao Senhor, é, principalmente, adorá-Lo e nos rendermos aos seus pés. É também ficarmos em silêncio para que Ele ministre aos nossos corações.

Na quietude, Ele fala. Ele nos repreende. Ele nos dá respostas. Ele nos direciona. Enfim, Ele interage conosco, como um Pai que se relaciona com um filho.

Por isso, nós devemos desligar um pouco as outras vozes, a fim de conhecermos a única voz que realmente importa, a voz de Deus.   

Oração: Senhor, hoje, queremos deixar de lado as outras vozes para ouvirmos a ti. Venha, Pai, ao nosso encontro, ministra aos nossos corações. Queremos ser repreendidos, respondidos e conduzidos, conforme a tua vontade. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo