Autocuidado

No último final de semana, 17% das pessoas que responderam a uma enquete que eu fiz em minhas redes sociais, afirmaram ser impossível tirar um tempo para cuidar de si mesmo durante a correria que vivemos.

Apesar daquela porcentagem ser relativamente baixa, decidi fazer um post sobre o assunto, porque considero o autocuidado assunto de extrema importância, especialmente nos dias em que estamos vivendo.

Somos seres criados por Deus “divididos” em alma, espírito e corpo e cuidar de cada uma dessas áreas é fundamental para que mantenhamos a nossa saúde e vivamos felizes.

A alma é a sede das nossas emoções, está relacionada com nossas preferências, com os nossos sentimentos, com os nossos prazeres, alegrias e tristezas.

Cuidamos da nossa alma quando fazemos o que nos dá prazer.

Definitivamente, eu não estou me referindo a satisfazer os desejos pecaminosos da nossa carne; mas a praticar coisas que nos satisfazem e nos trazem alegrias.

Por exemplo: comer algo que você goste muito, passar uma tarde agradável com amigos, viajar, assistir a um filme, ou simplesmente não fazer nada.

Na nossa rotina, o tempo todo, fazemos coisas que temos que fazer e não que queremos fazer; por isso separar um tempo para se agradar é uma forma de autocuidado, e sua inobservância, a longo prazo, traz inúmeros prejuízos para nós e para os que nos cercam.

Quanto negligenciamos os cuidados às nossas almas, tornamo-nos pessoas tristes, deprimidas, “carrancudas” e que sempre culpa a terceiros pela nossa infelicidade.

O espírito é a nossa parte que se liga a Deus. É por meio do nosso espírito que nos relacionamos com o Senhor, é por meio dele que o Espírito de Deus testifica em nossos corações. Apenas os seres humanos possuem espírito, nenhuma outra criatura o tem.

De igual forma, ele precisa ser cuidado. Assim como precisamos alimentar nossos corpos diariamente para nos mantermos vivos e saudáveis, precisamos alimentar diariamente nosso espírito para que ele não desfaleça.

Jesus, inclusive, ensinou que nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que que procede da boca de Deus. (Mateus 4:4).

É só Deus quem pode alimentar e saciar a sede do nosso espírito. Assim, para que cuidemos dele, precisamos estar em constante relacionamento com o Senhor.

Cuidamos do nosso espírito quando separamos um tempo (de qualidade) para estarmos em comunhão com nosso Pai, quando lemos a Sua Palavra e oferecemos nossos louvores e adorações a Ele.

Descuidar do nosso espírito faz com que fiquemos subnutridos e pode nos levar a morte (eterna), por isso é fundamental separarmos um tempo para que, diariamente, sejamos saciados pelo Senhor.

Por fim, nosso corpo é a nossa casa. É nele que nossa alma e o nosso espírito habitam. Além disso, quando recebemos a Jesus como Senhor das nossas vidas e reconhecemos que Ele nos salvou, também passamos a ser morada do Espírito de Deus, por isso é imprescindível cuidarmos do nosso corpo.

Esse autocuidado inclui nos alimentarmos de forma mais saudável e praticarmos o domínio próprio; nos exercitarmos e irmos ao médico, rotineiramente.

Inclui cuidarmos da nossa aparência, sempre com modéstia; da maneira como nos vestimos e nos comportamos. Lembrando sempre que devemos nos vestir com as roupas da santidade, porque somos templos do Espírito Santo.

Para praticarmos tudo isso, é imprescindível que reordenemos nossas prioridades e separemos um tempo para cuidarmos de nós mesmos, afinal, cuidamos de tantas pessoas, porque não cuidarmos de nós também??!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo