A Crucificação de Jesus

Estudo 31/2021

Por, Wesley Fernandes

Texto Para Leitura: João 19:17-42
Introdução

A história da crucificação de Jesus está relatada nos quatro evangelhos bíblicos. Cada autor traz informações daquilo que presenciaram e, ao reunir todos os textos podemos ter um panorama mais detalhado dos acontecimentos.

Após Jesus ser interrogado por Pilatos é levado para o Monte Calvário. Esse lugar ficava fora da cidade de Jerusalém e era cenário de várias execuções. O Monte Calvário recebeu esse nome pois se assemelhava muito com o formato de uma caveira.

Parte do processo da crucificação era de carregar a própria cruz.

Jesus carrega a parte horizontal, chamada “patíbulo”, que media aproximadamente 2,20m e pesava cerca de 40kg. Não se sabe ao certo a distância que Jesus percorreu levando a cruz em seus ombros, mas estudiosos estimam que esse trajeto na cidade antiga era de aproximadamente 1.200 metros.

Parte desse percurso foi realizado por um homem chamado Simão, que também carregou a cruz de Jesus, como relata os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Acima da cruz de Jesus, Pilatos colocou uma placa que estava escrito “JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS”. Essa placa sinalizava o nome e a condenação dos crucificados.

Jesus foi fixado na cruz por cravos que tinham cerca de 18 cm de comprimento por 1 cm de diâmetro. Os cravos foram colocados em seus pulsos e também em seus pés.

Os soldados que crucificaram Jesus tomaram suas vestes e repartiram entre eles e também sortearam sua túnica. Jesus é levantado no madeiro praticamente nu, exposto diante da multidão.

Juntamente com Jesus, dois malfeitores também receberam a sentença de cruz, e foram crucificados um a sua direita e outro a sua esquerda.

Além das pessoas mais chegadas de Jesus, religiosos e uma multidão acompanhavam a crucificação. Mas com o surgimento de uma escuridão em volta da cruz ao meio-dia, terremotos, e as palavras de Jesus, muitos foram tomados pelo medo e se retiraram.

Na cruz, Jesus passa por um sofrimento físico terrível. Mesmo após ter suportado o flagelo designado a Ele, agora tem que suportar a cruz.

A Crucificação de Jesus garantiu uma morte horrível, lenta e dolorosa. Tendo sido pregado na cruz, Jesus agora tinha uma posição agonizante impossível de manter.

Maior ainda que o sofrimento físico foi o sofrimento espiritual. Jesus era um com o Pai desde a eternidade, então Ele sofre um completo afastamento pois foi feito maldito em nosso lugar, assumindo pra Si todos os nossos pecados.

No momento da morte de Jesus o véu do santuário se rompeu de cima abaixo. Segundo pesquisadores, ele tinha cerca de 18 metros de altura e 12 centímetros de espessura, sendo que nem cavalos puxando em lados opostos seriam capazes de rasgá-lo.

Após a morte de Jesus, José de Arimatéia, membro do sinédrio, que não concordava com a crucificação (pois havia reconhecido Jesus como Messias), com permissão de Pilatos, recolheu o corpo de Jesus. Juntamente com Nicodemos envolveram Jesus em lençóis e perfumes, sepultando-o em um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido posto.

Mas ao terceiro dia, Jesus venceu a morte e ressuscitou!

SIGNIFICADO DA CRUZ

No livro de Números, quando o povo estava no deserto, vemos que Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze e a levantasse. Quando alguém fosse picado por uma serpente no deserto, essa pessoa precisava olhar para a serpente de bronze que estava no alto, e como um antídoto, Deus curava a pessoa da picada venenosa.

João 3.14 vai dizer “E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado”.

Quando somos afligidos pelos pecados e certamente a morte eterna, podemos olhar para o Filho do homem, Jesus, que foi levantando no madeiro, para que Ele possa nos trazer uma nova vida e nos livrar da condenação.

Entendemos que o significado da cruz para o mundo é apenas loucura e derrota, mas para nós que conhecemos o motivo pelo qual Jesus se entregou, é poder de Deus para salvação e vitória sobre a morte. O livro de I Coríntios 1:18 vai dizer: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.

Para nós, a mensagem que a cruz nos trás é a de abandonarmos nossas paixões carnais e nos conectarmos completamente com Jesus. (Leia Gálatas 2.19-20 e Gálatas 5.24).

CARREGAR A CRUZ DE JESUS

Apenas um homem, Simão, da cidade de Cirene, teve o privilégio de compartilhar a cruz de Jesus e ajudá-lo no momento de aflição.

Muito provavelmente Simão naquele momento em que foi obrigado pelos soldados a carregar a cruz, não gostou da situação. A cruz era pesada, o caminho era tortuoso, e as pessoas zombavam dele.

De igual modo, hoje as pessoas fogem do compromisso de carregar a cruz, pois carregar a cruz significa que teremos que carregar fardos, andar em caminhos difíceis e muitas vezes não ser bem aceitos na sociedade.

O que devemos sempre nos lembrar é que ao carregar a cruz de Jesus ganhamos acesso à recompensa de vida eterna que Ele nos prometeu.

A Bíblia não nos relata o que aconteceu com Simão Cirineu após a morte de Jesus, mas sabemos que o nome dele é lembrado nas escrituras mesmo após 2 mil anos, e com toda certeza também é lembrado nos céus.

ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS

No processo da crucificação de Jesus, considerando os quatro evangelhos, vemos sete frases de Jesus que são ricos ensinamentos para nossas vidas.

Primeira frase – “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34).

Esta frase mostra Jesus pedindo a Deus para que perdoasse a ignorância daqueles que estavam o crucificando. Jesus estava falando sobre os romanos, os judeus e toda a multidão que o acusava. Isso confirma a pregação de Jesus que ensinava ao povo a perdoar os inimigos.

Segunda frase – “Em verdade eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43).

Essa frase reflete o perdão de Jesus sobre os pecadores. Mesmo para uma pessoa condenada a morte pela sociedade por suas más condutas, Jesus o perdoou no fim de sua vida.

Terceira frase – “Mulher eis aí o seu filho… Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe… ” (João 19:26-27).

Jesus mostra grande preocupação por sua mãe e seu amigo João, e pede para que um possa cuidar do outro após sua partida.

Quarta frase – “Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34).

Podemos ver nessa frase que Deus Pai, sendo santo, abandona Jesus por ter tomado sobre si o pecado da humanidade. Jesus expressa seu sentimento de total abandono do Pai no momento de seu sacrifício e agonia.

Quinta frase – “Tenho sede”. (João 19:28)

Essa frase não era uma simples reclamação de sede, mas sim uma afirmação clara que Jesus era homem de carne e osso e que sentia as mesmas necessidades que nós.

Sexta frase – “Está consumado” (João 19:30)

Tudo o que devia ser feito foi cumprido e é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em favor de todos os homens.

Sétima frase – “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. (Lucas 23:46)

Terminada sua agonia, Jesus se abandona aos cuidados de seu Pai e morre.

CONCLUSÃO

A crucificação de Jesus foi necessária para que hoje pudéssemos receber a vida eterna. Quando o véu do templo foi rasgado, se extinguiu a separação de Deus aos homens. Jesus se fez sumo sacerdote e nos possibilitou por meio dEle, novamente ter acesso ao Pai.

Graças ao sacrifício de Jesus, de uma vez por todas, Seu sangue retirou nossos pecados, e por meio do nome de Jesus somos libertos da escravidão do pecado e da condenação eterna.

VAMOS PENSAR UM POUCO

– Por que era necessário que Jesus fosse morto?

– Se outra pessoa tivesse recebido o mesmo castigo de Jesus, poderíamos ser salvos? Por quê?

– O que significa dizer que carregamos a cruz de Jesus nos dias de hoje?

– Escolha uma frase entre as sete últimas frases de Jesus e comente sobre ela.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo