Até os Confins da Terra

Estudo 35/2021

Por, Pr. Marcos Valério Ferandes

Texto para Leitura: Atos 1:1-26
Introdução

A autoria, tanto do Evangelho de Lucas como de Atos dos Apóstolos, tem sido atribuída a Lucas, colaborador do apóstolo Paulo em suas jornadas.

As narrativas em primeira pessoa do plural (“nós”) nos últimos capítulos do livro de Atos, indicam que o seu autor era um companheiro de Paulo. Desde o início as argumentações tem sido favoráveis no sentido de que Lucas seja o autor do livro, fazendo-se uma análise conjunta com a autoria do evangelho.

O livro foi escrito provavelmente por volta do ano 70 d.C e se caracteriza como um livro histórico.

O primeiro livro escrito por Lucas foi o evangelho e nele foi relatado “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” (vs.1).

Se no evangelho foi descrito o que Jesus começou a fazer e a ensinar, isso sugere que no livro de Atos dos Apóstolos Jesus continuou a fazer e a ensinar, ou seja, uma continuação desse ministério.

O livro é um relato de como a igreja se formou e a maneira como o evangelho foi levado até aos confins da terra.

No primeiro capítulo temos o relato da preparação para o início do testemunho e propagação do evangelho a todas as nações.

Vejamos alguns pontos muito importantes.

DA RESSURREIÇÃO À ASCENSÃO DE JESUS

Vs. 3 – “a estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”.

Jesus morreu na páscoa e o derramar do Espírito Santo ocorreu no dia de pentecostes. Entre essas datas há um espaço de cinquenta dias (conta-se sete semana e a festa é no dia seguinte).

Jesus ressuscitou no terceiro dia, apareceu aos discípulos por quarenta dias e subiu aos céus. Uma semana depois enviou o Espírito Santo.

Durante quarenta dias Jesus apareceu por diversas vezes aos seus discípulos. Foram muitas as pessoas que viram Jesus ressurreto e se tornaram provas desse fato.

I Coríntios 15.5-7 relata que Cristo foi visto por Pedro, pelos doze apóstolos, por Tiago e, em uma só vez por mais de quinhentos irmãos, os quais continuaram vivos por algumas décadas testemunhando o que viram.

O fato de centenas de pessoas terem visto a Cristo ressurreto ao mesmo tempo, descarta toda hipótese ou alegação de que teria sido uma ilusão, delírio ou um relato inverídico.

Muito importante esse relato, pois a mensagem do livro de Atos está relacionada ao testemunho de que Jesus está vivo.

As pessoas que viram a Jesus ressurreto eram centenas e eles se tornaram testemunhas oculares da sua ressurreição.

Os sinais e prodígios que são relatados no livro confirmavam o testemunho do Cristo vivo e ressurreto.

A mensagem do evangelho somente é transformadora, porque Jesus está vivo e presente na vida da Igreja, continuando a fazer e a ensinar.

A mensagem que agora temos continua a ser a mesma: JESUS ESTÁ VIVO!

A ASCENSÃO DE JESUS CRISTO

A ascensão de Jesus ocorreu no Monte das Oliveiras na região de Betânia (Lucas 24.50. Atos 1.12).

Além dos apóstolos haviam muitas pessoas presentes nesse momento. Provavelmente, estavam juntos os mais de quinhentos irmãos mencionados pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 15.7.

Depois de deixar as últimas recomendações, o texto diz que Jesus foi elevado às alturas, à vista deles e uma nuvem o encobriu dos seus olhos (vs. 9).

Os discípulos olhavam Jesus subindo, corporalmente, até que uma nuvem o encobriu.

Certamente não se tratava de uma nuvem qualquer, mas de uma nuvem da glória de Deus, como comumente acontecia quando Deus se manifestava para o povo de Israel no deserto ou expressava a sua presença como ocorreu no monte da transfiguração.

Importante observar que Jesus subiu aos céus com corpo físico e glorificado.

É maravilhoso o milagre da encarnação, pois o Filho de Deus assumiu a natureza humana e permanece para sempre como plenamente Deus e plenamente homem.

Conforme Efésios 1.20 em cumprimento a Salmos 110.1 Jesus assentou-se a direita de Deus Pai em posição de autoridade sobre todas as coisas e sobre todo nome.

Enquanto Jesus subia aos céus, dois anjos apareceram aos discípulos e proclamaram “esse mesmo Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (vs. 11).

Desde então, a Igreja aguarda a volta de Jesus e crê que de maneira gloriosa Ele aparecerá nas nuvens do céu, como vencedor invicto, para estabelecer o seu Reino.

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS ATÉ AOS CONFINS DA TERRA

Vs. 8 – “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.

Havia uma pergunta que não se calava no pensamento dos discípulos: será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Vs. 6

Jesus era o Cristo e estava ressurreto. Os judeus tinham um anseio em ver o reino político e militar de Israel restaurado do domínio do império romano, daí a pergunta.

Jesus não repreendeu os discípulos pela pergunta, apenas demonstrou que o tempo ainda não era chegado e que o Pai reservou o conhecimento desses tempos ou épocas apenas para si.

Entretanto, Jesus demonstra que agora era o tempo de testemunhar a todas as nações da terra a mensagem do evangelho.

Primeiramente, Jesus deixa uma promessa muito importante: recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.

A grande comissão que estava sendo deixada aos discípulos não seria realizada apenas pelo empenho humano, mas sob o poder do Espírito Santo.

Uma semana depois, os discípulos seriam revestidos desse poder. Seriam batizados com o Espírito Santo e assim capacitados para exercerem essa grande obra de levar o evangelho ao mundo.

Jesus determina que os discípulos deveriam se tornar suas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

O livro de Atos é o relato de como essa ordem começou a ser cumprida pelos discípulos e pela Igreja do Senhor, começando pela cidade de Jerusalém, alcançando depois a Judeia e a Samaria e se estendendo por todas as regiões do mundo conhecido daqueles tempos.

A ordem de evangelização do mundo ainda não está concluída. Cada nação da terra, os mais diversos povos, geração após geração, em todas as línguas, a todas as raças, a mensagem necessita ser continuamente propagada, para que todos ouçam e saibam que Jesus é o único Senhor e Salvador.

OS DISCÍPULOS SE PREPARAM PARA CUMPRIR A ORDEM DE JESUS

Após a ascensão de Jesus, os discípulos voltaram para Jerusalém e foram para um local conhecido como Cenáculo.

No Cenáculo estavam os onze apóstolos, as mulheres que acompanharam Jesus no ministério, Maria, os irmãos de Jesus e várias outras pessoas, formando um grupo de aproximadamente cento e vinte pessoas.

Esse grupo permaneceu em oração durante aquela semana, até que houve o derramar do Espírito Santo.

Durante esses dias, se preparando para a continuidade do ministério de Jesus, além de muita oração, os apóstolos decidiram escolher alguém para substituir a Judas Iscariotes pois, após trair a Jesus, havia se enforcado.

Requisitos necessários para alguém concorrer a essa escolha eram: ter acompanhado o ministério de Jesus desde o batismo até a sua ascensão, para se tornar testemunha desses fatos.

Dois nomes foram indicados: José Barsabás, conhecido como Justo e Matias.

Após orarem, Matias foi escolhido, tomando lugar como parte dos doze apóstolos.

Recomposto o grupo apostólico e em oração incessante, aguardaram o revestimento do poder do Espírito Santo para iniciar o cumprimento da grande comissão deixada por Jesus.

CONCLUSÃO

O primeiro capítulo do livro de Atos dos Apóstolos relata os preparativos para a continuidade, através dos apóstolos e da Igreja, do que Jesus começou a fazer e a ensinar.

Destaca-se a grande comissão confiada aos discípulos, os quais revestidos do poder do Espírito Santo deveriam testemunhar a todas as regiões da terra a mensagem do evangelho.

Algumas pessoas sugerem que o livro deveria ser intitulado de ATOS DO ESPÍRITO SANTO, tamanha a manifestação do Espírito Santo na vida da igreja, conforme relatado em cada página do livro.

VAMOS PENSAR UM POUCO

  1. A principal mensagem pregada pela Igreja primitiva estava vinculada a ressurreição de Jesus. A seu ver, qual é a mensagem que a igreja deve pregar nos dias atuais.
  2. No momento em que Jesus subia aos céus, anjos deixaram a mensagem de que Ele voltará do mesmo modo. A promessa da volta de Jesus te deixa com medo ou esperança?
  3. Sabemos que a grande comissão ainda não foi concluída. A igreja ainda necessita depender da ação do Espírito Santo para exercer essa obra?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo