Espírito x Carne

Versículo: Aqueles que são dominados pela natureza humana pensam em coisas da natureza humana, mas os que são controlados pelo Espírito, pensam em coisas que agradam ao Espírito. Portanto, permitir que a natureza humana controle a mente resulta em morte, mas permitir que o Espírito controle a mente resulta em vida e paz”. Romanos 8:5-6

Aplicação: Desde que os nossos pais pecaram no Éden, as iniquidades entraram no mundo e passaram a “fazer parte” do ser humano, sendo “transmitido” às gerações.

A Bíblia revela que fomos concebidos em pecado e já nascemos transgressores. Portanto, condenados.

Talvez você pense: “Deus é injusto, porque se nasci culpado pelas iniquidades dos meus antepassados, como posso ser responsabilizado?”

A verdade, porém, é que ninguém é condenado pelos pecados de Adão e Eva, mas pelos próprios, porque nascemos corrompidos. De acordo com a Palavra do Senhor o nosso coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. Gênesis 8:21.

Todavia, há salvação para nós, por intermédio de Jesus Cristo que morreu para que nós pudéssemos viver.

Desde então, é nossa responsabilidade não nos deixarmos dominar pela natureza humana (inclinada para o mal), mas sermos controlados pelo Espírito Santo de Deus.

A carta aos gálatas nos ensina que, dentro de nós, há uma guerra entre carne e Espírito, de forma que um se opõe ao outro. Vencerá aquele que estiver mais forte, que for “melhor alimentado”.

Isso significa que, se eu me alimento com as coisas que o mundo oferece – tais como: prostituição, fornicação, adultério, bebedeiras, uso de drogas, idolatria, mentiras, corrupção – estarei nutrindo minha carne e, consequentemente, ela ganhará contra o Espírito.

No entanto, se o meu espírito é, diariamente, cheio pelo Espírito do Senhor, por meio da Sua Palavra, adoração, oração e jejum, certamente Ele triunfará sobre o mal que habita em cada um nós.   

Quando Jesus se ofereceu como sacrifício pelas nossas transgressões, dando sua vida, no lugar da nossa, Ele rompeu com o domínio que pecado tinha sobre nós.

Agora, não somos mais escravos das nossas iniquidades; somos livres e, uma vez livres, podemos entregar as rédeas das nossas vidas ao Espírito do Senhor que nos guiará ao caminho da santidade, pureza, enfim, à vida eterna.

Do contrário, seremos dominados por nossa natureza humana, praticaremos as obras da carne, o que nos conduzirá à morte (eterna).

Quem tem controlado sua vida?

Oração: Pai, hoje queremos nos arrepender das obras da nossa carne e dos nossos pecados (confessar por nome cada um). Queremos também entregar o controle das nossas vidas ao Senhor, ao seu Espírito, a fim de que sejamos santos, puros e separados para ti. Queremos te agradar com as nossas vidas e ouvir, ao final, da tua boca: servo bom e fiel, fostes fiel no pouco e sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo