Forjados Pelo Fogo

Versículo: “Por isso, nunca desistimos. Ainda que o nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está sendo renovado a cada dia. Pois essas aflições pequenas e momentâneas que agora enfrentamos produzem para nós uma glória que pesa mais que todas as angústias e durará para sempre. Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver, mas fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos, logo passarão, mas as que não podemos ver, durarão para sempre.” 2 Coríntios 4:16-18

Aplicação: No versículo de hoje o Apóstolo Paulo está relatando aos corintos seus sofrimentos por anunciar as Boas Novas de Cristo. Porém, segundo ele as aflições do tempo presente não podem ser comparadas à glória que nos há de ser revelada.

No decorrer do capítulo, o Apóstolo de Jesus nos mostra o cuidado do Senhor para com sua vida, porque apesar de ser pressionado, por todos os lados, pelas aflições, ele não foi esmagado.

Apesar de ficar perplexo, não se desesperou. Apesar de ser perseguido, não foi abandonado. Apesar de ser derrubado, não foi destruído. (2 Coríntios 4:8-10).

Nós, de igual modo, podemos desfrutar desse mesmo zelo de Deus para com as nossas vidas, à medida que compreendemos que Ele está no controle de todas as coisas, inclusive das tribulações pelas quais passamos.

Precisamos entender que as adversidades que assolam as nossas vidas, não são para nos destruir, mas para forjar o nosso caráter e purificar os nossos corações, porque o mais importante para o Senhor é que permaneçamos salvos até o fim.

Ademais, os sofrimentos que experimentamos no nosso corpo nos permitem “participar” da morte de Jesus, para que a Sua vida também se manifeste em nossos corpos. (2 Coríntios 4:10).

Isso significa que quando somos humilhamos, participamos da humilhação de Jesus, que foi condenado à morte de cruz (a mais humilhante da época), apesar de inocente, tendo, inclusive, que carregá-la até o calvário.

Quando somos açoitados, participamos dos flagelos de Cristo. Quando passamos por dificuldades financeiras, compartilhamos da pobreza do Filho de Deus.

Quando nos decepcionamos com amigos, sofremos a mesma traição de Jesus (Judas, Pedro e toda multidão que clamou por sua crucificação).

Quando negamos o pecado, matamos a nossa carne e vivemos em santidade, compartilhamos da morte de Cristo e O glorificamos.

Essas dificuldades que parecem matar os nossos corpos, na verdade, estão renovando e transformando o nosso interior, a fim de nos preparar para sermos cidadãos do teu Reino eterno.

Quando vencemos aquelas aflições pequenas e momentâneas que atormentam a nossa carne, estamos ajuntando tesouros no céu.

Essas vitórias glorificam o nome de Jesus no meio dos ímpios e produzem para nós uma glória que pesa mais do que todas as nossas angústias e durará por toda eternidade.

Por essa razão é que devemos viver com os nossos olhos fixos na ETERNIDADE, porque tudo o que temos e o que não temos agora; e tudo que vemos nesse mundo logo passarão, mas o Reino de Deus, o qual não vemos, ainda, durará para sempre.

Oração: Senhor, obrigada porque até as tribulações que enfrentamos são para o nosso bem, para forjar o nosso caráter e nos preparar para sermos cidadãos do teu Reino. Obrigada porque, apesar dessas dificuldades servirem para nós mesmos, o Senhor não nos abandona nelas, mas está ao nosso lado, não permitindo que ela nos vença. Mas, pelo contrário, dando-nos força todas os dias para nossa fazer vitoriosos. Pedimos mais uma vez Deus, escreva ETERNIDADE nos nossos olhos para enxergamos essas realidades espirituais, assim como Paulo.  Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo