Jesus, A Luz do Mundo
Texto Para Leitura: João 8:12-20

Estudo 16/2021

Por, Wesley Fernandes

Introdução

Na leitura do texto de hoje, vemos Jesus se declarando a luz do mundo. Entendemos que a luz é um elemento oposto às trevas, e ambos elementos servem para ilustrar a vida espiritual das pessoas.

Os fariseus que ouviram a Jesus, o questionaram pelas suas palavras, afirmando que essas palavras eram uma mentira, pois não havia ninguém que pudesse confirmar o que Ele dizia.

Jesus naquele momento, claramente estava revelando sua divindade. Ao dizer tais palavras Ele reivindica a autoridade de Cristo e aponta diretamente para a verdade de que, Ele é o único capaz de romper as trevas do pecado e dar a Luz da Vida ao pecador.

Ao afirmar que Ele é a luz do mundo, Jesus se coloca em posição semelhante a da coluna de fogo que levou o povo de Israel através do deserto (Êxodo 13:21).

Jesus afirma ser aquele que pode conduzir as pessoas ao caminho correto.

As trevas por si só não existem, elas só se fazem presentes quando há ausência da luz.

Na metáfora que Jesus apresenta, podemos ver que a escuridão aponta primeiramente para a ignorância humana, que atinge aqueles que desconhecem o evangelho e a pessoa de Jesus.

Além da ignorância, a escuridão aponta também para aqueles que rejeitaram a luz, se mantendo em trevas por escolhas próprias e influências malignas.

No verso 18, Jesus fala que Deus, o Pai é testemunha que suas palavras são verdadeiras, e aquele que conhece à Jesus, conhece também ao Pai. Jesus é a luz que revela a Deus e nos livra de toda cegueira e escuridão.

Antes de Jesus vir ao mundo, os profetas já anunciavam a vinda da Luz do Mundo: “Te farei uma luz para os gentios, para que minha salvação chegue até os confins da terra”. (Isaías 49: 6).

Jesus é o cumprimento da profecia!

Os fariseus não enxergavam que era o Messias que estava falando a eles. Jesus, ao falar trazia a Verdade, abrindo os olhos das pessoas para aquilo que estava ao redor delas.

O MUNDO ESTÁ EM TREVAS

Não é difícil perceber que o mundo em que vivemos está imerso em trevas. A Bíblia diz, em 1 João 5.19, que “o mundo jaz do Maligno”.

Presenciamos guerras, destruições, pandemias, imoralidades e corrupções todos os dias naturalmente, pois estamos acostumados com a forma que o mundo tomou.

A desobediência afastou o ser humano de seu criador, e mergulhou o mundo nas trevas, sob a influência do mal, submisso ao diabo.

JESUS É A LUZ DO MUNDO

No início do evangelho de João, está escrito: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram” (João 1.4-5).

Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são dissipadas.

Jesus veio ao mundo para desfazer as obras do diabo e resgatar o homem pecador.

Jesus é a luz do mundo e a luz prevalece nas trevas. Onde o evangelho é proclamado, a escuridão é vencida. Onde Jesus é anunciado como Salvador, aqueles que vivem presos pela impiedade e desconhecimento de Deus são libertos. Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar todos os homens. Aqueles que creem nEle, não andam em trevas.

QUEM SEGUE JESUS TEM A LUZ DA VIDA

As trevas só são dissipadas onde a luz está presente.

Para sermos livres das trevas precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Isso é feito por meio de fé e obediência. É necessário crermos em Jesus (acreditarmos e confiarmos nele) e obedecermos a sua palavra para termos a luz da vida e não andarmos em trevas.

João 12.46 diz: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

NÓS TAMBÉM SOMOS LUZ

Podemos fazer um paralelo com o texto de Mateus 5:14-15, em que Jesus diz as seguintes palavras durante o chamado Sermão do Monte: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada em um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa”.

Jesus transfere para nós a responsabilidade de sermos luz.

Quando Ele afirma tais palavras, a expectativa dEle é de que possamos espalhar a luz que recebemos para outras pessoas, para que elas sejam libertas do domínio das trevas.

Para espalharmos essa luz, não podemos nos esconder, mas devemos estar em evidência, no alto (no velador), para que todos possam experimentar da Luz por meio de nossas vidas.

CONCLUSÃO

O estudo de hoje nos mostra que Jesus é a luz que revela o verdadeiro caminho para Deus.

Ele também diz que nós somos a luz do mundo. Jesus coloca sua luz em nós para que possamos apontar qual é o caminho correto a seguir para aqueles que estão em trevas.

Diante disso, nossa postura deve ser pautada nos ensinos de Cristo. Crie as seguintes práticas em sua vida:

– Compartilhe sua fé em Cristo: Deus usa pessoas comuns como nós para compartilhar Sua mensagem para aqueles que precisam Dele. Quando compartilhamos nossa fé, espalhamos Sua luz.

Não esconda seu testemunho ou tenha vergonha de falar do Evangelho!

– Leve a luz para onde está escuro: Jesus descreve que somos a luz do mundo, não a luz da igreja. Isso significa que temos que ir além das paredes da igreja e levar a luz para onde está escuro.

É muito fácil ser luz em um ambiente que já está claro. Somos chamados para iluminar aqueles que estão em trevas.

– Seja luz com os irmãos em Cristo: Jesus também falou da força da luz coletiva: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”. À medida que os cristãos se reúnem, há um brilho que não pode ser ignorado. Quando estamos juntos, também facilitamos a renovação da luz de Deus em nossas vidas.

Em tempos de pandemia, por muitas vezes é difícil nos reunirmos com os irmãos. Devemos então aproveitar todas as oportunidades que temos para que isso ocorra, e possamos fortalecer nossa fé, nos apoiando uns nos outros.

– Seja luz aos olhos de Deus: Como podemos ser luz para Deus?

Jesus diz que devemos deixar nossas luzes brilharem diante dos homens, de modo que eles verão nossas boas obras e glorifiquem a Deus (Mateus 5:16). E assim, faremos a vontade do Pai, fazendo Ele conhecido em todo o mundo.

PARA REFLETIR

– Quais as evidências que mostram que o mundo está em trevas?

– Você tem andado em luz ou em trevas?

– Você se aproxima da luz ao ponto de que suas obras sejam reveladas?

– Por que tantas pessoas evitam se relacionar com Jesus?

DESAFIO

– Orar por uma pessoa que você gostaria que recebesse a luz de Jesus;

– Enviar uma mensagem Bíblica para essa pessoa e quando oportuno, convidá-la para uma célula ou culto;

– Compartilhar uma foto de sua célula nas redes sociais marcando @iprvotuporanga.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo