Jesus o Bom Pastor
Texto Para Leitura: João 10:1-42

Estudo 19/2021

Por, Pastor Marcos Valerio Fernandes

Introdução

Neste estudo veremos uma das mais belas e impactantes mensagens pregadas por Jesus.  

– A mensagem está recheada de ilustrações que faziam parte do dia a dia do povo judeu, de maneira que ela se tornava muito vívida para todos os ouvintes.

– Precisamos lembrar que o povo judeu estava muito ligado a criação de ovelhas, sendo o pastoreio algo comum para os ouvintes dessa mensagem.

– Houve um impacto muito grande nas pessoas que ouviram Jesus pronunciar essas palavras, de modo que rompeu entre eles uma dissensão, ficando divididos entre si (vs. 19-21).

– Essa dissensão ocorreu porque Jesus ao apresentar-se como o bom pastor, Ele estava se identificando-se com o pastor do Salmo 23 e com isso, demonstrando ser o Messias (vs. 24-25).

– Esta mensagem de Jesus levou aos judeus entenderem que Ele se declarava igual ao próprio Deus, mas o recusaram, pegando até em pedras para o apedrejarem (vs. 31).

– Entretanto, a mensagem continua impactando vidas, chamando-as para um relacionamento com Jesus, o nosso Bom Pastor.

– De maneira metafórica, o texto fala-nos do verdadeiro pastor, do falso pastor (mercenário), do ladrão, das ovelhas e da porta do aprisco.

– Hoje vamos buscar entender, de forma suscinta, cada um desses elementos, aplicando-os para os nossos dias.

O VERDADEIRO PASTOR

– Jesus é o pastor verdadeiro, o BOM PASTOR.

– Ele disse que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas (vs.11).

– Isso revela um amor extremo pelas ovelhas. O bom pastor está apegado as suas ovelhas por um amor tão profundo, a ponto de leva-lo ao sacrifício por elas.

– Foi exatamente o que Jesus fez por nós, morrendo na cruz pelos nossos pecados.

– O bom pastor conhece as suas ovelhas (vs. 14).

– Jesus disse que o verdadeiro pastor chama as ovelhas pelo nome e elas o atendem.

– Quão importante saber que Jesus nos conhece, sabe o nosso nome. Somos conhecidos individualmente por Ele. Nossos anseios, problemas e dificuldades não são desconhecidos e não passam despercebidos pelo nosso pastor, ao contrário, Ele nos conhece por inteiro.

– O bom pastor protege a suas ovelhas (vs. 28).

– O rei Davi, quando jovem havia sido pastor de ovelhas. Ele afirmou que havia enfrentado e matado um leão e um urso para livrar suas ovelhas.

– Jesus falou que as suas ovelhas jamais perecerão e ninguém as arrebatará de suas mãos.

– Que segurança podemos ter em Jesus!

– Podemos confiar e depositar nele toda a nossa fé e esperança, pois certamente Ele cuidará de cada uma de suas ovelhas.

FALSO PASTOR OU MERCENÁRIO

– Mercenário e a pessoa que realiza alguma função apenas pelo interesse financeiro ou salário que irá receber.

– O falso pastor está interessado em apenas retirar da ovelha benefícios para si, sem se preocupar com o bem estar da própria ovelha.

– O mercenário é falso pastor, abandona as ovelhas quando vê vir o lobo (vs.12), exatamente o contrário do que faz o bom pastor que dá até a própria vida pelas ovelhas.

– Nos dias de Jesus, os líderes religiosos estavam apenas interessados em obter vantagens próprias, não se importavam com o bem estar do povo e com as suas necessidades espirituais.

– Isso nos traz um grande alerta, pois nos dias atuais também existem muitos líderes religiosos que buscam apenas se enriquecer às custas das ovelhas, sem se preocupar em leva-las a verdadeira vida com Deus.

O LADRÃO

– Jesus disse que aquele que não entra pela porta do aprisco das ovelhas é ladrão e salteador (vs. 1) e que o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir (vs. 10).

– O texto não se dirige diretamente ao diabo, mas indiretamente, pois é exatamente isso o que ele faz.

– Embora o ladrão seja um sujeito oculto no texto, entendemos que se trata de um instrumento maligno para destruir a vida da ovelha.

– Além dos costumeiros ataques espirituais na mente das pessoas, falsos profetas e falsos mestres tem aparecido constantemente no meio das igrejas, ensinando heresias que afastam as pessoas da presença de Deus. Esses falsos profetas e falsos mestres são instrumentos de satanás para roubar e destruir a vida espiritual das pessoas.

– Precisamos estar atentos quanto a isso, principalmente nos dias atuais, quando tantas novidades tem aparecido.

– Jesus disse que nos últimos dias apareceriam muitos falsos cristos e falsos mestres e enganariam a muitos (Mateus 24.5,11).

– Vamos estar atentos, pois as ovelhas devem ouvir apenas a voz do bom pastor.

AS OVELHAS

– As ovelhas de Jesus são aquelas pessoas que nEle creem vs. 26).

– Ao crer em Jesus nos tornamos suas ovelhas e passamos a ser pastoreados pelo Senhor.

– As ovelhas de Jesus ouvem e reconhecem a sua voz (vs. 4,27).

– É interessante como as ovelhas distinguem a voz do pastor da voz de outra pessoa. Basta de longe o pastor chamar a ovelha ela reconhece o timbre de sua voz e vai em sua direção.

– A ovelha segue o pastor de perto. Ela possui uma visão curta, de poucos metros (aproximadamente dez metros), de maneira que segue o pastor de perto para não se perder.

– Ouvir a voz do pastor e o segui-lo de perto está relacionado a se tornar um discípulo de Jesus e obedecê-lo em tudo.

– A ovelha é totalmente dependente do pastor. Da mesma maneira, em nossa vida espiritual não há como uma ovelha ser independente de Jesus. Nossa dependência deve ser total.

– Para ser ovelha de Jesus, não é suficiente ser religioso, torna-se necessário ser discípulo.

– As ovelhas recebem a vida eterna (vs. 28).

A PORTA DO APRISCO

– Jesus se identificou como sendo a PORTA (vs. 9).

– Ele disse que por intermédio dele quem entrar será salvo, entrará, sairá e achará pastagem.

– O aprisco era o local onde as ovelhas ficavam a noite, protegida contra os perigos.

– O nosso aprisco é celestial e entendemos que Jesus é a porta de entrada para o céu.

– É importante explicar que Jesus não é uma das portas, Ele é a única porta de acesso ao Pai.

– Não existem outras portas ou acessos que possam levar o homem até o céu.

– Não basta reconhecer que Jesus é a porta, é preciso entrar por ela. Isso significa tomar uma posição. Se alguém ficar parado em frente a uma porta, poderá até admirá-la, mas não chegará até o outro lado.

– Precisamos entrar pela porta que é Jesus para termos acesso ao Pai celestial.

– Quem entra pela Porta que é Jesus encontra alimento e descanso para a sua alma.

– Jesus disse que Ele daria a vida eterna para as suas ovelhas e foi exatamente para isso que Ele veio ao mundo, para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

– Você já entrou pela Porta, recebendo a Jesus como o seu Senhor e Salvador pessoal?

– Faça isso e torne-se parte do rebanho do Bom Pastor que é Jesus.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Se você já entrou pela Porta, agora poderá sair por ela para apresentar Jesus a outras pessoas. Temos feito isso?
  2. – Na sua opinião porque tantas pessoas deixam de entrar pela Porta? Quais tem sido os maiores empecilhos?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo