Lavando a Alma

Versículo: “Ana respondeu: Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada (…) eu estava derramando minha alma diante do Senhor.” 1 Samuel 1:15

Aplicação: Ana era a esposa de Elcana, que não podia ter filhos, porque era estéril. Penina, a outra mulher daquele homem, lhe tinha dado descendentes e, por isso, afrontava a primeira continuamente.

Ana ficava muito abalada com as provocações de sua “rival”, por isso chorava muito e não comia.

Todos os anos essa família ia à Siló para adorar ao Senhor com seus sacrifícios. Numa dessas ocasiões, Ana decidiu entregar todo seu sofrimento a Deus e, com a alma amargurada, humilhou-se, chorou muito diante Dele e orou clamando pelo seu milagre.

Como a mulher de Elcana orava em silêncio, mexendo apenas seus lábios Eli, sacerdote da época, a repreendeu, imaginando que ela estivesse embriagada. Oportunidade em que Ana deu-lhe a resposta do versículo de hoje, o qual muito nos ensina.

Todos nós passaremos por tribulações nessa vida; uns na área profissional, outros financeiramente, alguns em seus casamentos, outros com seus filhos, com amizades, com enfermidades. Enfim, ninguém está isento de atravessar desertos.

Jesus nos alertou dessa verdade, declarando-nos de que no mundo teríamos aflições. Aliás, Ele mesmo enfrentou as piores humilhações e dores que um ser humano pode viver, sendo inocente; por que nós estaríamos livres delas?

Todavia, o Filho de Deus não apenas nos alerta, mas nos dá esperança da vitória, afirmando que Ele venceu o mundo e, por isso, nós, que estamos Nele, também podemos vencer.

Diante das nossas adversidades encontraremos, assim como Ana, “peninas” nas nossas vidas, as quais nos provocarão apenas para nos amargurar e nos entristecer.

Mas, não podemos dar atenção a essas pessoas. Enquanto a mulher de Elcana dava ouvidos às provocações de Penina, ela vivia consternada. Entretanto, quando ela se humilhou diante do Senhor entregando a Ele a sua dificuldade, teve forças para comer e o seu semblante já não era mais abatido.

Ao invés de murmurarmos pelas nossas feridas e ouvirmos as “peninas” que aparecem nas nossas vidas, devemos, a exemplo de Ana, nos quebrantarmos diante de Deus, derramar a nossa alma na Sua presença, apresentando a Ele as nossas dificuldades.

Ele é o Senhor, que tem poder para fazer todas as coisas. Nada Lhe é impossível. Nada Lhe é difícil. Tudo está sob o Seu controle. Com apenas uma Palavra Sua a tempestade se acalma, o mar é aberto, os enfermos são curados, os mortos revivem. Dele vem a última Palavra. Ele PODE tudo, porque é Deus Soberano.

As Escrituras relatam que, no tempo certo, Deus se lembrou de Ana e ela engravidou, dando à luz a Samuel, dizendo “eu o pedi ao Senhor”.

Quando confiamos no Senhor, Ele nos surpreende com muito mais do que pedimos e/ou sonhamos.

Deus não entregou a Ana qualquer filho, mas um profeta, que foi também um dos maiores líderes de Israel, o último e o mais importante dos juízes.

Assim, humilhemo-nos diante do Senhor e Ele nos ouvirá, virá ao nosso socorro e o nosso semblante não será mais abatido, mas de contentamento.

Oração: Senhor, hoje, derramar a nossa alma diante do teu altar e te apresentar as nossas feridas (citá-las nominalmente). Precisamos, Pai, que intervenhas nessas áreas das nossas vidas, porque só tu podes fazer o milagre que tanto precisamos. Venha Deus, e aja em nosso favor, então glorificarmos e exaltaremos o teu Santo Nome. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo