Não Endureça Seu Coração

Versículo: “Por isso, o Espírito Santo diz: hoje, se ouvirem sua voz, não endureçam o coração.” Hebreus 3:7

Aplicação: Apesar de muitos crerem que a carta aos Hebreus foi escrita pelo Apóstolo Paulo, não sabemos, ao certo, seu autor.

Ela faz parte das epístolas gerais destinada a toda comunidade e, seu objetivo, é enfatizar a superioridade de Cristo.

No versículo de hoje, o Espírito Santo nos adverte a não endurecermos os nossos corações ao ouvirmos a sua voz.

O Espírito Santo é uma das Pessoas da Trindade. Ele é o próprio Deus que foi enviado para permanecer conosco até a consumação dos séculos.

Na verdade, Ele habita em nós. Nos tornamos Sua morada quando recebemos Jesus como o Senhor das nossas vidas.

Ele é uma pessoa e, como tal, fala aos nossos corações, por isso o autor aos hebreus nos alerta que se quisermos ouvi-Lo, precisamos estar com os nossos quebrantados e não endurecidos.

Um coração duro não pode ouvir a voz do Espírito Santo e muito menos obedecê-la, porque Ele milita contra a nossa carne, contra os nossos desejos.

Ele não se preocupa com os nossos direitos, mas com os nossos deveres.

Ele é manso, compassivo e não fala acerca de si mesmo, mas está sempre nos apontando e nos conduzindo a Jesus.

Sua função é nos convencer do pecado, do juízo e da justiça para gerar arrependimento aos nossos corações, sem o qual ninguém entrará no Reino de Deus.

Acontece que sua voz é delicada e sutil, para que consigamos ouvi-la precisamos estar com os nossos corações “amolecidos” (e não endurecidos), quebrantados. Isto é totalmente entregue a Ele, independente das circunstâncias que vivemos.

O autor dessa carta relata que Israel era um povo de dura cerviz, que não se prostravam, com o coração endurecido, incapaz de ouvir a voz do Senhor, mesmo vivendo o sobrenatural nos 40 anos que peregrinaram no deserto.

A postura dos israelitas os impediu de entrar na terra prometida, no descanso que Deus tinha para eles. Antes, toda geração liberta do Egito morreu no deserto sem entrar em Canaã (exceto Josué e Calebe).

O mesmo nos sobrevirá se endurecermos os nossos corações e não ouvirmos à voz e ao direcionamento do Espírito Santo – JAMAIS entraremos no nosso descanso eterno, na Nova Jerusalém.

Por isso, preste atenção nas vozes que você tem ouvido e obedecido. Certifique-se de que se trata da voz do Espírito de Deus, lembrando que Ele sempre aponta pra Jesus e nunca nos fala algo que seja contrário às Escrituras Sagras.

Oração: Pai, hoje, queremos nos apresentar a ti com os nossos corações quebrantados para pedir que o teu Espírito venha ministrar neles. Não queremos ser pessoas de dura cerviz e de corações endurecidos, mas queremos nos humilhar e nos arrepender diante do Senhor, a fim de que sejamos, em tudo, guiados e direcionados pelo teu Espírito que, sempre, nos conduz a Deus, por intermédio de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo