O Caminho Dos Ímpios

Versículo: “Pois o Senhor guarda o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”. (Salmo 1:6)

Aplicação: Tanto justos, quanto ímpios traçam diversos tipos de metas a serem realizadas ao longo de suas vidas – materiais, familiares, profissionais e até espirituais.

A diferença entre os dois está não apenas no alvo a ser alcançado, mas no caminho para chegar a ele.

Os ímpios estão focados nas coisas terrenas e nos prazeres que esse mundo oferece. Já os justos devem se preocupar com as coisas eternas, separando-se do pecado, do mundo e seus prazeres.

Isso não significa que abandonaremos as demais áreas das nossas vidas; pelo contrário, entendo em todas elas devemos glorificar a Deus.

Todos precisamos de uma casa onde possamos viver e, a depender das nossas condições financeiras, ela poderá ser simples ou sofisticada. A nossa diferença, entretanto, deve estar no fato de que ela sirva ao Senhor; isto é, esteja, sempre, de portas abertas para receber uma célula, um culto doméstico; e seja um lugar onde a lei de Deus é obedecida.

A maioria de nós sonhamos em constituir uma família; além de ser legítimo, essa é também a vontade do Senhor para nós. A nossa diferença do ímpio, contudo, consiste no fato de que, através dela, O glorifiquemos.

Ou seja, o casamento cristão deve ser um modelo de perdão e amor incondicional diários. Maridos e mulheres precisam respeitar os papeis que lhes foram atribuídos por Jesus e cumpri-los, de modo que o Seu nome seja glorificado.

Os filhos dos cristãos devem ser educados conforme a Palavra de Deus e instruídos nela para não pecarem. Seus pais devem lhes ensinar a amar a Deus sobre todas as coisas e a temê-Lo, a fim de que eles caminhem com Ele para sempre.

Os médicos, advogados, dentistas, engenheiros, psicólogos, enfermeiros ou qualquer outro profissional cristão precisa exercer seu trabalho da melhor maneira possível, como que para o Senhor; dessa forma o Seu nome será glorificado.

Devemos, sempre, buscarmos crescer espiritualmente para termos mais intimidade com Deus, receber mais da Sua unção, dons, talentos, compreendermos mais da Sua Palavra; não para nos ensoberbecermos/orgulharmos, mas para que sejamos aperfeiçoados à imagem de Cristo e o seu nome sela glorificado através das nossas vidas.     

Percebamos que os planos são semelhantes, todavia, em tudo, a expectativa do justo é glorificar a Deus; já a do ímpio é desfrutar do melhor dessa terra.

Além da finalidade, o caminho de ambos também se diferencia: enquanto para o ímpio os fins justificam os meios; o justo se preocupa em honrar ao Senhor durante todo seu trajeto, por isso não faz nada que possa envergonhá-Lo.

Por causa de tudo isso, o caminho do justo é guardado, protegido por Deus e o do ímpio o conduz à destruição.

Talvez você pense: “mas, eu conheço muitos ímpios que não estão destruídos, muito pelo contrário” … não nesse mundo, mas sim eternamente.

Nós devemos, sempre, nos lembrar que o sucesso do cristão é diferente do dessa terra, porque o nosso alvo é outro: a eternidade ao lado de Jesus. Nesse sentido, o Senhor guarda o nosso caminho, protege os nossos olhos, cerca o nosso coração, inunda os nossos pensamentos a fim de que não nos desviemos e, então, no final, somos aprovados.

Oração: Senhor, hoje, queremos te pedir perdão, porque muitas vezes temos saído do teu caminho e nos perdemos com planos e metas que não glorificam o teu nome. Ajuda-nos, Pai, a voltarmos para o teu trajeto, que é estreito, mas é guardado, abençoado e prosperado por ti, pois só assim seremos bem sucedidos por toda eternidade. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo