O Problema do Dinheiro

Versículo: “Ensine aos ricos deste mundo que não se orgulhem nem confiem no seu dinheiro, que é incerto. Sua confiança deve estar em Deus, que provê ricamente tudo de que necessitamos para a nossa satisfação. Diga-lhes que usem seu dinheiro para fazer o bem.” 1 Timóteo 6:17-18

Aplicação: O versículo de hoje faz parte das instruções finais que o Apóstolo Paulo deixou para Timóteo, seu filho na fé. Portanto, são palavras importantes, aplicáveis à nossa realidade.

Tudo o que temos provem do Senhor. É Ele quem nos abençoa diariamente provendo muito além das nossas necessidades.

Essa verdade precisa estar inflamada nos nossos corações, a fim de que a nossa confiança não saia de Cristo, porque apenas Ele pode nos garantir a vitória eterna ao lado do Pai.

Ninguém comprar a salvação. Nem mesmo todas as riquezas do mundo podem adquiri-la. Ela se dá e exclusivamente mediante a graça. Não custa nada para nós, porém custou o sangue e a vida do Filho de Deus.

Assim, se ansiamos pela vida eterna precisamos manter os nossos olhos fixos em Jesus para que não nos desviemos do Caminho estreito.

O livro de Provérbios (11:4) nos alerta que de nada vale a nossa riqueza no dia da ira vindoura, mas a retidão nos livra da morte.

Além de não garantir o céu, o dinheiro também não compra saúde, amizade sincera, família e nem o amor.

Quantos ricos infelizes, sozinhos e carentes existem por aí?

O dinheiro não é capaz de obter as melhores dádivas dessa vida e, muito menos da nossa eternidade.

Por isso, é imprescindível que saibamos desfrutar dele com sabedoria, para que seja benção nas nossas vidas e não maldição.

Com ele podemos nos deleitar das coisas boas e lícitas que o mundo nos oferece, tais como férias em família, boa alimentação, cuidado com a nossa saúde, investimento nos nossos estudos, dentre inúmeras outras coisas.

No entanto, nunca podemos nos esquecer dos nossos irmãos.

Muitas vezes, enquanto estamos nos fartando nos mais ricos banquetes, nossos vizinhos estão passando fome ou sofrendo com alguma dificuldade financeira muito séria. Mas, estamos “ocupados” demais para enxergarmos os nossos irmãos.

Na palavra de hoje, o Apóstolo Paulo nos alerta que devemos usar o nosso dinheiro para fazer o bem. Ou seja, para abençoar aqueles que nos cercam.

Deus não nos prospera para que retenhamos as coisas, pelo contrário, Ele o faz confiando que usaremos tudo quanto Ele nos deu na sua obra.

Assim, nossas casas devem servir o Reino recebendo células, discipulados e cultos.

Os nossos veículos devem ser usados também para darmos carona aos nossos irmãos, leva-los ao médico, e assim por diante.

O nosso dinheiro deve servir para abençoarmos os que precisam.

Se formos bons administradores com as coisas do Rei, certamente seremos recompensados não apenas nessa vida, mas também na eternidade com os nossos galardões.

Oração: Pai, queremos lutar o combate da fé para vencermos e, ao final, receber de ti os nossos galardões. Ajuda-nos, Senhor, nessa batalha, enchendo-nos do teu Espírito que sempre nos leva a ti. Perdoa-nos e nos purifique, a fim de sermos santos, como o Senhor, e podermos te ver. Escreva eternidade nos nossos olhos, assim viveremos apegamos firmemente nas tuas promessas: a saber a vida eterna. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo