A Dedicação de Esdras

Versículo: “Pois, Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.” Esdras 7:10

Aplicação: Após 70 anos de cativeiro, Deus “se lembrou” dos israelitas e enviou alguns líderes à Jerusalém, a fim de que pudessem reconstruir o templo do Senhor. Apesar de enfrentarem grandes oposições, eles conseguiram terminar a obra para qual foram designados.

O rei Artaxerxes permitiu, então, que Esdras, um escriba que conhecia muito bem a lei de Moisés, partisse à capital de Israel, para ensinar os decretos e mandamentos da lei de Deus aos seus irmãos.

Juntamente com o escriba, o rei consentiu que todos judeus que desejassem, inclusive sacerdotes e levitas, retornassem à sua terra natal.

Após tantos anos de exílio, o povo de Deus não conhecia mais a sua lei, nem os seus mandamentos. Notamos, que até mesmo antes do cativeiro, eles não se atentaram às ordenanças do Senhor, por isso sofreram as consequências dos seus pecados.

No meio deles, porém, havia um homem que não se permitira contaminar com os deuses e com a cultura da Babilônia, mas que se dedicou ao estudo e a prática da Lei de Deus: Esdras.

Por essa razão, ele estava apto a ensinar os mandamentos do Senhor aos seus irmãos, a fim de que Jerusalém pudesse ser restaurada.

Como é importante nos dedicarmos ao estudo da lei, da Palavra de Deus, especialmente nos tempos em que vivemos.

Certamente, nos nossos dias, o pecado está muito mais aflorado do que era na Babilônia. O relativismo impera. Não há mais verdade absoluta no mundo. Estão tentando acabar com as raízes cristãs que até hoje prevaleceram no nosso país.

As crianças, desde de muito cedo, são expostas à vaidade, ao sexo e ao homossexualismo.

Por isso, mais do que nunca, precisamos, assim como Esdras, nos dedicarmos não apenas ao estudo/aprendizado da Palavra do Senhor, mas à sua prática.

Devemos examinar as Escrituras detalhadamente, a fim de que conheçamos o nosso Deus, bem como tudo o que Lhe agrada e o que Lhe desagrada. Elas nos revelam o que é pecado e o que ele faz com a nossa vida.

Precisamos praticar a Palavra de Deus, para que as consequências das nossas transgressões não recaiam sobre as nossas vidas, como aconteceu com Israel.

Através da nossa obediência demonstramos o nosso amor e a nossa lealdade ao Senhor; além disso atraímos as suas bençãos sobre as nossas vidas.

Ademais, quando praticamos os Seus mandamentos somos sal e luz nessa terra. Ou seja, pregamos Jesus àqueles que nos cercam; testemunhamos Seu caráter, sua natureza. Afinal, somos a Bíblia que muitos irão ler.

Por fim, depois de aprender e praticar a lei de Deus, necessitamos ensiná-las aos nossos irmãos.

Fazemos isso nas nossas casas, lecionando a Palavra do Senhor aos nossos filhos. Aos nossos familiares, colegas de trabalhos e vizinhos, sendo testemunhas de Jesus, agindo como Ele agiu, reagindo como Ele agiu.

Podemos, ainda, ensinar a lei de Deus às crianças, adolescentes e jovens das nossas Igrejas; criando grupos evangelísticos nos nossos bairros e, até mesmo nas redes sociais.

O mais importante é que nos dediquemos, cada dia mais, ao estudo, à prática e ao ensino da Palavra de Deus em todos os lugares por onde andarmos, para que todos os que nos cercam conheçam, verdadeiramente, ao Senhor.

Oração: Senhor, obrigada pela tua palavra que é lâmpada para os nossos pés; por meio dela podemos conhecer a tua vontade e a forma de te agradar. Conhecemos, ainda, o pecado, que tanto te entristece. Ajuda-nos, Pai, a gravá-la nos nossos corações, para não transgredirmos a tua lei, bem como a ensiná-la a todos que nos cercam. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo