A Primeira Páscoa

Versículo: “Então, o Senhor disse a Moisés e a Arão no Egito: (…) Anunciem a toda comunidade de Israel que, no décimo dia deste mês, cada família escolherá um cordeiro ou um cabrito para fazer um sacrifício, um animal para cada casa. (…) O animal escolhido deverá ser um cordeiro ou um cabrito de um ano, sem defeito algum.”

Aplicação: A primeira páscoa da história da humanidade de que se tem notícias está descrita na Bíblia, no capítulo 12 do Livro de Êxodo, e é conhecida por páscoa judaica.

Em razão de um longo período de fome, os hebreus se refugiaram no Egito, onde foram feitos escravos pelo faraó, sendo oprimidos com trabalhos forçados e penalidades cruéis.

Com tanto sofrimento, os israelitas clamaram a Deus, que os ouviu e levantou um libertador – Moisés- para alforriar seu povo. Todavia, o coração do faraó se endureceu, e ele não cedeu a nenhum dos pedidos de liberdade feitos por Moisés.

Como o faraó estava irredutível, Deus colocou sua poderosa mão sobre o Egito e lhe fez cair juízo. Somente após a décima praga – morte de todos os primogênitos do Egito gerando grande pranto naquela nação – o faraó expulsou os israelitas daquela terra definitivamente.

O Senhor ordenou que os israelitas matassem um cordeiro e passassem seu sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas onde comeriam o animal, e naquela mesma noite comessem a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento. Assim eles fizeram.

Por volta da meia noite, Deus passou pelo Egito e matou todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais.

E essa foi a primeira vez que o termo páscoa – que decorre do grego Pesach, e significa passagem, foi utilizado.

O sangue do cordeiro que os israelitas passaram nas portas das casas era um sinal indicando as residências onde o povo de Deus estava. Assim, quando o Senhor viu o sangue, passou adiante não atingindo os israelitas.

Naquela noite todos os primogênitos do Egito, tanto de homens, quanto de animais, morreram, gerando grande pranto na nação, e o faraó expulsou os israelitas daquela terra.

O Senhor ordenou que o povo de Israel, ano após ano, geração após geração celebrassem a Páscoa para se lembrarem do dia em que Ele os regatou e os libertou da escravidão do Egito!

Arrependido, porém, o faraó mandou aprontar sua carruagem e levou consigo o seu exército para perseguirem os israelitas e os fazerem retornar.

Cercados por todos os lados – Mar Vermelho, exército egípcio e monte Migdol – os egípcios alcançaram os hebreus, que aterrorizados, clamaram ao Senhor, que os mandou seguir em frente, em direção ao Mar Vermelho.

“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou as águas e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou aquela noite toda. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água a direita e outra à esquerda”.

Quando os egípcios perceberam que Deus estava lutando em favor dos israelitas e contra o Egito, tentaram fugir, entretanto, Moisés estendeu a mão sobre o mar e ele voltou ao seu lugar encobrindo o faraó e todo exército egípcio. Ninguém sobreviveu.

Definitivamente livres, os israelitas entoaram cânticos de louvores a Deus que os livrou da escravidão no Egito de uma maneira sobrenatural.

Nisso consiste a páscoa judaica, um memorial ao Senhor que libertou seu povo da escravidão eterna, que libertou seu povo das mãos do faraó. Ela é comemorada até os dias de hoje pelos judeus.

Assim como os judeus, nós cristãos também celebramos a PÁSCOA em festas de ações de graça.

No entanto, festejamos a PÁSCOA DE JESUS , que também significa LIBERTAÇÃO DE UM POVO ESCRAVO , escravo do diabo, do pecado e da morte eterna, através da morte e RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO!!

A desobediência de Adão e Eva, ao comerem o fruto da árvore proibida, gerou separação entre Deus e o homem e lhes restou a morte (eterna) como salário.

Desde então, para que o homem pudesse se relacionar com Deus era necessário oferecer sacrifícios a Ele. A morte do cordeiro representava a vida doada, a fim de que outra pessoa pudesse ser salva.

E assim acontecia até a encarnação de Jesus, que tomou o lugar do Cordeiro Puro e Perfeito e doou sua vida para salvação de toda humanidade!!!

Deus se destituiu de sua glória, se fez carne e habitou entre nós, dando sua vida para que nós pudéssemos viver.

Como homem, foi humilhado, cuspiram em seu rosto, foi esmurrado, e desferiram tapas contra Ele. Foi confrontado pelas autoridades da época, foi tentado pelo diabo, foi traído por um amigo e negado por um dos mais chegados. Foi condenado à pena de morte mais aviltante da época – a crucificação.

Jesus foi pregado em uma cruz maior do que Ele, porque não era para Ele, era para mim, era para você.

Nessa hora, Ele foi abandonado pelo PaiEloi, Eloi, porque me abandonaste?, pois carregava sobre si o pecado de toda humanidade!

Ele morreu por mim, Ele morreu por você!

Passados três dias da morte de Jesus, sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela….e disse às mulheres (que tinham ido ver o sepulcro) “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; RESSUCITOU, como havia dito”. (Mateus 28:2). Glória a Deus!!!

O sepulcro está vazio!! Jesus venceu a morte, Ele ressuscitou, está vivo, assentado ao lado de Deus-Pai, e reinando com Ele!!!

Assim como o Senhor ordenou que os israelitas celebrassem a páscoa de geração em geração, JESUS também nos ordenou.

No Evangelho de Lucas, Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.”

Ou seja, mês a mês, quando participamos da mesa de Cristo, da Santa Ceia do Senhor estamos relembrando e celebrando o dia em que fomos resgatados das mãos do diabo, do dia em que fomos libertos dos nossos pecados e da morte eterna, através da morte e RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO!!

Essa é a PÁSCOA DE CRISTO –  uma celebração a Deus que LIBERTOU não só um povo, mas toda a humanidade da escravidão ao pecado e morte eterna, através da morte e RESSURREIÇÃO DE JESUS.

Essa é a comemoração da páscoa, a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte!

Oração: Senhor, hoje, queremos te agradecer por Jesus, o nosso Cordeiro pascal que, de uma vez por todas, tirou o pecado do mundo. Queremos, Deus, nos apropriar dessa salvação que o Senhor nos proveu e celebrarmos essa obra que nos alcançou todos os dias das nossas vidas, vivendo de uma forma que o seu nome seja glorificado. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo