Versículo: “Portanto, corram para vencer. O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno. Por isso, não corro sem objetivo nem luto como quem dá golpes no ar. Disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para fazer o que deve, de modo que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado.” Coríntios 9:24-27
Aplicação: A disciplina é parte fundamental da vida de um atleta profissional.
O pódio não chega do dia para noite. Pelo contrário, ele é conquistado dia após dia a partir de muita renúncia, esforço e dedicação.
Esses esportistas são movidos pelo amor que possuem em suas profissões, por isso suas disciplinas não lhes são um peso, mas parte de um processo que os conduzirá a vitória. Eles sacrificam suas vidas por um prêmio perecível.
Na Palavra de hoje, o Apóstolo Paulo compara a vida de um cristão a de um atleta; com a diferença que nós perseguimos um prêmio eterno.
Assim, como um desportista, temos que disciplinar o nosso corpo a fazer o que deve ser feito. Isso significa que não nascemos disciplinados, mas conquistamos essa virtude nas nossas vidas.
Ser disciplinado é fazer o que precisa ser feito, a fim de alcançar um alvo maior, renunciando a própria vontade, se necessário.
Por exemplo, uma pessoa que quer emagrecer deve renunciar alimentos calóricos e gostosos, tais como doces e frituras, e comer de forma saudável, preferindo os legumes, as verduras e frutas, em prol do seu objetivo.
O mesmo ocorre na vida dos cristãos: precisamos abdicar os prazeres da carne, a fim de alcançarmos nosso prêmio eterno, a saber, a vida eterna.
É claro que a nossa salvação não depende da nossa disciplina, mas se dá pela graça de Deus, que entregou seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados.
Não podemos acrescentar nada nesse sacrifício, ele foi suficiente e necessário para perdoar e remir toda humanidade.
No entanto, uma vez que recebemos a salvação nas nossas vidas, é nossa responsabilidade disciplinar nossos corpos a viver de forma a gratificar e glorificar a Deus por tudo que Ele nos fez através de Jesus.
Ou seja, em santidade e constante santificação.
Além de disciplinados, precisamos ser intencionais, correr com um destino e dar golpes certeiros. Não podemos flertar com o pecado.
Ser intencional é praticar algo com a finalidade de… isto é, sem rodeios.
Correr com um destino é não parar. Não se distrair no meio do caminho. É correr até o destino final.
Dar golpes certeiro é ser preciso e eficiente em suas ações e resultados.
De maneira prática, é se abster do pecado e das coisas que podem nos conduzir a ele, nos distrair no meio do caminho, fazer-nos nos perder.
Assim, que aprendamos a ser disciplinados como um atleta que conquista o pódio, para, ao final, recebermos a coroa da vitória.
Oração: Pai, hoje queremos te pedir, mais uma vez, para que grave eternidade nos nossos olhos para não venhamos a nos distrair no meio do caminho, e consigamos correr até alcançarmos o nosso alvo. Ensina–nos Deus a sermos disciplinados e corajosos, para renunciarmos o que for preciso e, até mesmo os nossos sonhos e vontade, em prol do nosso prêmio eterno, a nossa salvação. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.