Não se Divorcie
“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”. Mateus 19:6

A família é o projeto do Senhor para toda humanidade.

Logo após a criação do homem, Deus viu que não era bom que o homem vivesse só, então criou a mulher para lhe corresponder. Estava instituída a primeira família da terra, projetada pelo Senhor.

Agora é responsabilidade de cada um de nós construir nossos lares e isso não é tarefa fácil, especialmente se quisermos viver de forma a glorificar a Deus, cumprindo os papéis que Ele mesmo nos atribuiu na sua Palavra.

Por isso, o ideal é que antes de dizermos SIM, nos preparemos para esse passo tão importante nas nossas vidas, examinando tudo quanto as Escrituras nos ensinam a respeito do casamento e, claro, colocando em prática cada princípio apresentado.

Dessa forma, evitaremos muitos problemas e brigas desnecessárias que só desgastam o nosso relacionamento.

A Bíblia nos ensina que nós, os cristãos, não devemos nos colocar em jugo desigual. Ou seja, não podemos nos relacionar com um ímpio, que não compartilha da nossa fé, porque ambos vamos querer caminhar para direções opostas e isso gerará (muitos) conflitos no nosso casamento.

Uma vez que nos casamos, devemos permanecer assim até que a morte nos separe, porque nossos cônjuges se tornaram um conosco.

Isso significa que para os cristãos, o divórcio não deveria ser uma opção.

No entanto, ao olharmos para algumas estatísticas, percebemos que o número de separações ocorridas dentro das Igrejas são proporcionais as dos descrentes e isso nos revela que os nossos relacionamentos em nada tem se diferido daqueles que não conhecem ao Senhor.

Creio que ninguém em sã consciência se casa pensando em se divorciar. Penso que todos anseiam em constituírem famílias felizes, a exemplo dos comerciais de margarina.

Ocorre que durante a jornada, problemas e adversidades nos surpreendem e é nessa ocasião que cristão deveria ter uma postura diferente da do mundo.

Isto é, o casal deveria unir suas forças para vencerem aquelas tribulações juntos e não começarem a guerrear um contra o outro. O divórcio sequer deveria ser uma possibilidade a ser considerada aos crentes, afinal eles se tornaram uma só carne.

Contudo, Jesus nos alerta que, por causa da dureza do nosso coração, ele foi oportunizado em uma única situação: o adultério.

Assim, o cônjuge que descobre estar sendo traído, pela lei de Deus, está autorizado a se divorciar de seu marido/mulher.

Por óbvio, o melhor seria se houvesse perdão e a restauração desse casamento. Não estou afirmando que isso é fácil, porém é o ideal.

Pedro negou Jesus e Ele não o abandonou, mas foi ao seu encontro para curá-lo, após sincero arrependimento daquele.

Nós traímos a Cristo, diariamente, com as nossas ações e reações, pecando contra Ele e, mesmo assim, não importa o que tenhamos feito, encontramos perdão.

Quem somos nós para não perdoarmos? Entretanto, muitos de nós somos incapazes de superar um adultério e por isso, exclusivamente, nesse caso o Senhor autorizou o nosso divórcio.

Isso nos revela que “falta de química”, “falta de amor”, “problemas financeiros”, “falta de comunicação” ou qualquer outra razão não são motivos autorizadores do divórcio.

Apesar de não estar escrito, creio que a violência doméstica física constitui sim motivo justificador para separação, porque nesse caso, a vítima e os seus filhos correm risco de vida.

Realizado o divórcio, apesar de opiniões contrárias, que as partes não podem se casar novamente.

O Apóstolo Paulo afirma, não ele mas o Senhor, em 1 Coríntio 7:10-11 “aos casados ordeno não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido, se porém ela vier a se separar, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido, e que o marido não se separe de sua mulher”.

Assim, percebemos que a Bíblia só admite novo matrimônio aos viúvos.

Deus ODEIA o divórcio (Malaquias 2:16).

Nesse sentido a vontade Dele para as nossas vidas é que construamos uma família alicerçada em Jesus, vivendo o amor e o perdão diários,

Ademais, àquelas que caíram, Ele quer restaurar. Sua Palavra está recheada de histórias reconciliação, amor e perdão que podem nos encorajar. Por isso, te desafio a manter seu coração aberto para perdoar e lutar pelo bem mais precioso que o Senhor nos concedeu: a nossa família.

Aos solteiros, meu conselho é examine TUDO quanto a Bíblia fala acerca do matrimônio. Aproveite o namoro para conhecer o caráter do seu futuro cônjuge, bem como sua família. Estude. Analise. Observe. Coloque todo aprendizado em prática e ore, clamando o direcionamento de Deus, antes de dizer SIM!!

Depois de Jesus, certamente, essa é a escolha mais importante da sua vida.
Compartilhe:

5 comentários sobre “Não se Divorcie

  1. Estou lutando pela restauração do meu casamento, minha esposa decidiu se separar, mas creio na vitória em nome de Jesus, amém 🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo