Versículo: “Se continuamos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados.” Hebreus 10:26
Aplicação: Segundo as Escrituras Jesus é a vida, a verdade e o caminho. Isso significa que 1- sem Ele não há vida, 2- tudo que não provém Dele é mentira e, 3- Ele é a única maneira de nos aproximarmos de Deus.
Ou seja, assim como Jesus é a vida, porque sem Ele estamos eternamente condenados à morte (inferno). Ele também é a Verdade, porque distante dos seus valores tudo é mentira.
Seus princípios não podem ser relativizados.
Dessa forma, os seus ensinamentos e suas leis devem servir de padrão para as nossas condutas.
Quando examinamos a vida do Filho de Deus, concluímos que Ele foi santo, justo e irrepreensível; apesar de ter sido tentado em todas as áreas da vida, à nossa semelhança, identificando-se, assim, conosco, em nada pecou. E esse também deve ser o nosso comportamento.
Ocorre que somos naturalmente inclinados para o mal, desde a nossa infância, de modo que, sozinhos, é impossível para nós sermos santos.
No entanto, desde que recebemos Jesus como o Senhor das nossas vidas, o seu Espírito passou a habitar em nós e, uma das suas funções, é auxiliar-nos em nosso processo de santificação.
Tornamo-nos santos quando cremos na obra redentora do Filho de Deus na cruz do calvário, porquanto, nessa ocasião, nos arrependemos dos nossos pecados e os confessamos ao Senhor, que, instantaneamente, de todos nos perdoou.
Mas, por causa da nossa natureza, é impossível não pecarmos. Ao contrário, todos os dias somos tentados pelo diabo e transgredimos à lei de Deus.
A nossa diferença do ímpio é que imediatamente após cedermos, uma luz vermelha se acende dentro de nós apontando-nos a nossa transgressão. É o Espírito Santo nos alertando da necessidade de arrependimento.
Então, confessamos as nossas iniquidades ao Senhor e somos perdoados para nunca mais cairmos nesse pecado.
Obviamente, algumas transgressões são mais difíceis de serem vencidas do que outras, por isso precisamos estar em constante oração para sermos fortalecidos, e vigilância para não cairmos.
Esse é o padrão que Jesus nos ensina a viver: “sede santos, porque Eu sou santo” (1 Pedro1:16)
No entanto, muitos, mesmo após conhecerem a Verdade, continuam a pecar deliberadamente, intencionalmente e, para tais, já não há sacrifício que cubra esses pecados, nem mesmo o de Cristo, restando-lhes apenas a assustadora expectativa de seus julgamentos e do fogo intenso que lhes consumirá eternamente.
Minha oração é para que, diariamente, nos arrependamos dos nossos pecados e santifiquemos as nossas vidas em obediência à Palavra de Deus.
Sejamos santos, porque o nosso Senhor é santo!!!
Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender dos nossos pecados (confessar nominalmente cada um deles) e pedir para que nos ajude a abandoná-los. Queremos ser santos, porque o Senhor é santo e não comunga das nossas transgressões. Oramos em nome de Jesus. Amém.
No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/