Separados

Versículo: “Não imitem o estilo de vida deles. (…) Eu os detesto, porque praticam coisas vergonhosas. (…) Eu determinei o que é impuro para vocês. Sejam santos, pois Eu, o Senhor, sou santo. Separei-os de todos os outros povos para serem meus.” Levítico 18:3 e 20:23-26

Aplicação: Após 400 anos de escravidão no Egito, Deus libertou os hebreus a fim de dar-lhes liberdade em uma terra farta, de onde emana lei e mel.

Ocorre que após tantos anos de servidão, no meio de uma cultura pagã, o povo havia se amoldado a ela, e se esquecido do padrão de santidade do Senhor.

Deus é santo, ou seja, separado do mundo e do pecado. Nele não há trevas, nem escuridão. Ele não compartilha das transgressões do seu povo, por isso não os aceita misturados às iniquidades.

Dessa forma, Ele livrou os israelitas do paganismo do Egito e deu-lhes a lei, que determinava o que eles podiam ou não fazer, bem como previa as consequências em caso de desobediência.

Assim, o povo, que já não conhecia sobre a santidade do Senhor, podia compreender o único padrão que Ele aceita – a separação! Ele havia estabelecido o que era impuro para o seu povo!!!

Da mesma forma que Deus exigia santidade dos hebreus, Ele exige de nós.

Cerca de quatro mil anos se passaram desde que a lei foi dada a Moisés.

Os tempos em que vivemos, sem dúvidas, são muito piores do que aqueles; a depravação humana está cada dia maior; quando pensamos que é impossível piorar, nos deparamos com notícias ainda mais devassas.

Apesar de toda essa promiscuidade, o padrão de santidade do Senhor continua o mesmo; e a sua vontade é que saiamos do meio de uma cultura pagã que tanto O desagrada e vivamos conforme seus estatutos santos.

Mesmo vivendo nesse mundo impuro, a Bíblia nos informa que não somos daqui; pelo contrário, somos peregrinos em uma terra estrangeira, estamos de passagem e, em breve, voltaremos para o nosso lar.

Quando viajamos para outro país não nos adaptamos à sua cultura, não servimos a seus deuses, nem nos alimentamos de toda sua comida (você comeria carne de cachorro só porque está visitando a Coreia? Ou comeria baratas só porque está na China?).

De maneira semelhante, não é porque vivemos nesse mundo que devemos praticar as mesmas obras que os ímpios praticam. Não devemos nos amoldar a nesse mundo, é isso que o Apóstolo Paulo nos ensina, porque não somos daqui.

Precisamos preservar nas nossas vidas e nas nossas famílias a cultura divina, os princípios do Reino de Deus, do nosso país de nascença para onde, brevemente, iremos voltar.

E essa cultura é a santidade, a separação do mundo e dos prazeres que ele nos oferece.

Por isso, não devemos nos embriagar, nos prostituir, adulterar, mentir, roubar, furtar, fraudar, adorar outros deuses, nos envolver com feitiçaria, criar inimizades, ser corruptos, orgulhosos, invejosos, maldosos, enfim, é nossa responsabilidade sondarmos os nossos corações para que ele permaneça íntegro, puro e santo ao nosso Deus.

Se permanecermos assim aqui; muito em breve, voltaremos para nossa terra natal, onde essas regras fluem naturalmente.

Oração: Senhor, sabemos que o Senhor é santo e que o seu desejo é que sejamos santos também. Ajuda-nos, Pai, a vivermos dessa forma, separados desse mundo e dos prazeres que ele nos oferece. Ajuda-nos a abandonarmos os nossos pecados. Queremos viver aqui como peregrinos que somos, para que, em breve, possamos voltar contigo à morada que o Senhor nos fora preparar. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo