Versículo: “Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados.” 2 Coríntios 13:5
Aplicação: Na primeira carta que o Apóstolo Paulo escreveu aos coríntios já os havia exortado acerca de pecados morais que assolavam a Igreja de Cristo.
Ao finalizar sua segunda epístola, o Apóstolo os alerta novamente a abandonarem seus pecados, porque gostaria que sua terceira visita àqueles irmãos fosse para fortalecê-los e não para “destruí-los”. (2 Coríntios 13:10).
Com esse intuito em mente, Paulo ordena que, baseado no Evangelho que ele mesmo os havia pregado, cada um examine a si mesmo e extraia as próprias conclusões a respeito de sua aprovação ou reprovação por Cristo.
Assim como os coríntios, nós devemos sondar os nossos corações, com sinceridade, a fim de verificarmos se estamos ou não sendo aprovados por Jesus, com base no que a sua Palavra nos ensina.
Ao contrário do que muitos acreditam, não precisamos de ninguém, além de Cristo, para confessar os nossos pecados e sermos perdoados.
As Escrituras nos revelam que há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem; o qual deu a si mesmo em preço de redenção por todos. (1 Timóteo 2:5).
Foi Jesus que morreu na cruz em nosso lugar para pagar o preço dos nossos pecados, mais ninguém. Por isso, somente Nele (e em mais nada ou ninguém) podemos alcançar o perdão de Deus para as nossas vidas.
Isso significa que nenhuma Igreja, nenhum pastor, nenhum padre têm poder de perdoar os nossos pecados, mas apenas Cristo!
Por essa mesma razão é que nós mesmos devemos nos autoexaminar, a fim de nos julgarmos aprovados ou reprovados, fundamentamos naquilo que afirmamos crer, ou seja, no Livro Sagrado.
A Bíblia nos ensina a maneira correta de vivermos. Isto é, ela revela a vontade do Senhor para as nossas vidas, bem como a maneira de agradá-Lo.
Dessa forma, ao compararmos o que a Palavra de Deus nos instrui e as nossas atitudes cotidianas somos capazes de julgar as nossas condutas; bem como de esquadrinhar os nossos corações, para examinarmos também as intenções. Com isso, sabemos se estamos aprovados ou reprovados.
O autoexame é fundamental nas nossas vidas, porque nos permite enxergar as nossas transgressões e nos arrependermos delas.
Arrependidos, podemos confessar os nossos pecados ao próprio Deus e alcançarmos a sua misericórdia por intermédio de Jesus.
Não há pecados que não possam ser perdoados, tudo quanto confessarmos ao Senhor nos será perdoado e, então, seremos aprovados por Cristo em sua volta gloriosa.
Todavia, se não nos arrependermos, não haverá perdão de Deus para nós e, então, seremos condenados quando Jesus voltar.
Oração: Por tudo isso, minha oração é para que, diariamente, nos autoexaminemos e nos sondemos, a fim de que nos arrependamos das nossas iniquidades; confessemo-las ao Senhor e nos realinhemos à vontade soberana do Pai para cada um de nós, para que Naquele Grande Dia sejamos aprovados!!!