A Culpa NÃO é do Diabo

Versículo: “A tentação vem dos nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão à luz ao pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte”. Tiago 1:14

Aplicação: Precisamos parar de culpar o diabo e nos responsabilizarmos pelas nossas falhas.

Nascemos pecadores e somos inclinados para o mal desde a infância. Isso porque a nossa natureza é transgressora.

Deus criou Adão a sua imagem e semelhança e o mandou frutificar, isto é reproduzir cópias de si com a finalidade de povoar a terra.

Antes, porém, o homem pecou e ao invés de Adão reproduzir cópias do Senhor, o fez dele mesmo. Como descendentes do primeiro homem, somos todos pecadores e tendentes às transgressões.

Dessa forma, todas as nossas vontades e escolhas foram contaminadas, de modo que não existe nenhuma bondade e pureza em nós. Tudo tende para trevas.

Temos o péssimo hábito de julgarmos os nossos irmãos; de pensarmos que somos melhores do que eles em tudo que fazemos; de querermos o melhor para as nossas vidas sempre, ainda que em detrimento dos outros; de cobiçarmos as coisas/felicidade alheia… enfim, somos maus!

A tarefa do diabo é exatamente fomentar a nossa inclinação, deu certo com Eva e continua dando certo com cada um de nós, nas mais diversas áreas das nossas propensões.

Ele instiga o alcoólatra a beber, pecando contra o Senhor. Ele incentiva o adúltero a ceder à secretária do seu trabalho, afinal sua esposa não o tem correspondido a meses. Ele estimula o orgulho e a maledicência no meio da Igreja, assim os irmãos, ao invés de se amarem, passam a se odiar.

E dessa forma, ele tenta cada um de nós a pecarmos e nos afastarmos de Deus.

Ocorre que o Senhor se encarnou à imagem de suas criaturas e; a nossa semelhança, em tudo, foi tentado, mas em nada pecou.

Jesus venceu pecado e, por isso, nós o podemos vencer também.

Para tanto, como Ele nos ensinou, temos que vigiar e orar, diariamente, para que não caiamos nas ciladas de satanás, porque a nossa carne é fraca e tendenciosa, mas o Espírito de Deus que habita em nós sempre nos leva para o Caminho da justiça.

Ele nos empodera a vencermos as tentações. Mas, para isso precisamos viver em comunhão com o Pai, em constante oração.

Precisamos meditar dia e noite nas Sagradas Escrituras, a fim de conhecermos e reproduzirmos o caráter Santo do nosso Deus.

E precisamos jejuar, com o objetivo de matarmos a nossa carne e nos permitirmos sermos moldados pelo Espírito Santo.

Se é o seu vício que o faz pecar, entregue-o a Deus. Se é uma mulher/homem do trabalho, mude de emprego. Se é o computador, com pornografias, deixe-o em um lugar de livre acesso.

Enfim, faça o que precisa ser feito, mas use o poder que o Senhor te deu, quando morreu na cruz por você, para vencer esse pecado e não mais cair nas armadilhas do diabo.

Por fim, se pecarmos (e vamos), é imprescindível assumirmos a nossa responsabilidade; pararmos de culpar o diabo, que só lançou a seta, não pecou por nós; nos arrependermos genuinamente e nos voltarmos ao Senhor, que de tudo nos perdoa.  Do contrário, morreremos.

Oração: Senhor, hoje, queremos assumir a responsabilidade pelos nossos pecados diante de ti. Entendemos que o diabo não colocou uma arma nas nossas cabeças a fim de que transgredíssemos a tua lei. Pelo contrário, ele se aproveitou das nossas vulnerabilidades, das áreas que ainda não havíamos entregue a ti e nós caímos. Senhor, a culpa é totalmente minha que não tenho vigiado e orado como deveria.

Hoje, além de nos arrependermos, queremos pedir para que nos ajude a vencermos as nossas áreas de vulnerabilidades, os nossos desejos pecaminosos, para que eles não sirvam mais de tentação para satanás. Ajuda-nos, Pai, através do teu Espírito que habita em nós. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo