A Integridade de Jó

Versículo: “Disse então o Senhor a satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”. (Jó 1:8)

Aplicação: De acordo com as Escrituras, certo dia, os anjos se apresentaram ao Senhor e satanás estava entre eles. Aproveitando-se das circunstâncias, Deus, como um pai orgulhoso de seu filho, exaltou a postura de Jó: homem íntegro, irrepreensível, que teme ao Senhor e se desvia do mal; não há na terra ninguém como ele.

Ao que Lhe respondeu satanás: “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo que ele faz (…) mas, estende suas mãos e fere tudo que ele tem; com certeza ele te amaldiçoará na tua face”.

Deus deu, então, permissão ao diabo para que ele ferisse tudo quanto Jó possuía – saúde, família e bens, restringindo-lhe apenas a sua vida.

Satanás agiu e, no mesmo dia, o servo do Senhor perdeu todos os seus bens e seus dez filhos. Depois, o diabo tocou na sua saúde, afligindo-lhe com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça, de modo que apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas.

Sua esposa, ao invés de se compadecer e auxiliá-lo de alguma forma, o questionava: “Ainda mantém sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!”.

Todavia, a Bíblia declara que, em tudo, Jó não pecou e não culpou ao Senhor.

Que exemplo de homem para as nossas vidas! Jó tem muito a nos ensinar.

Ele era um filho que agradava ao seu Pai. Jó, com sua postura, orgulhou tanto a Deus, que Ele declarou não haver ninguém na terra como ele.

Irrepreensível, que não merece ser censurado, repreendido. Ele andava conforme a lei de Deus e dela não se desviava. De tempos em tempos, reunia seus filhos e os faziam se purificar, pois temia os pecados deles. Acordava nas madrugadas para interceder por sua família, oferecendo holocaustos ao Senhor por cada um de seus descendentes.

Íntegro, que não se deixa corromper, honesto. Jó temia o pecado, não brincava com ele; pelo contrário, se desviava dele, sempre se santificando a fim de não desagradar a Deus.

Temente ao Senhor, que O respeita e O reverencia porque sabe quem Ele é: o Criador e o Sustentador de todas as coisas. Jó sabia que tudo que ele tinha era manifestação da graça de Deus sobre sua vida: “aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios”.

O Senhor se orgulhava de Jó, porque ele, de fato, o temia e se comportava como tal, sempre buscando agradá-Lo, satisfazê-Lo e obedecê-Lo com suas palavras e atitudes. Jó é um exemplo de um verdadeiro filho de Deus.

Ele também contentou ao Senhor em meio a sua dor. O diabo feriu Jó em todas as áreas da sua vida, de uma única vez e, em nada, ele blasfemou.

A Bíblia nos revela que Jó era o homem mais rico do oriente. Numa única noite, ele perdeu todos os seus bens, foi à falência.

Ele tinha sete filhos e três filhas. Numa única noite, todos morreram soterrados.

Seu casamento foi abalado por tantas perdas. A esposa de Jó, ao invés de se identificar com a dor dele e apoiá-lo, abandonou a Deus e o incentivou a fazer o mesmo e morrer.

Jó também perdeu sua saúde. Agora, ele passava dia e noite coçando suas feridas com um pedaço de caco, sentado entre as cinzas.

Em tudo isso, ele não blasfemou contra o Senhor e nem o culpou, porque, verdadeiramente, O conhecia e O temia.

A postura de Jó foi mesma tanto durante a fartura, quanto em meio ao caos, e isso encheu o coração de Deus de orgulho. E nós, temos agradado ao nosso Pai?

Muitas vezes, em meio a bonança, festejamos com os nossos amigos, comemoramos com os nossos familiares, nos divertimos com inúmeros lazeres e nos esquecemos do Senhor. Usamos as suas bençãos no pecado. Deixamos de nos purificar. Abandonamos a nossa comunhão com Deus. Substituímos o Deus que nos abençoou, por suas bençãos.

Outras vezes, em meio às adversidades, fazemos como a mulher de Jó, culpamos ao Senhor e murmuramos contra Ele. Em ambas situações desagradamos ao nosso Pai.

Minha oração é para que hoje aprendamos com Jó e nos tornemos homens e mulheres irrepreensíveis, íntegros, tementes a Deus e que se desvia do mal para orgulharmos ao Pai!

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender, porque não temos te agradado com as nossas atitudes. Temos blasfemado contra ti e te culpado pelos nossos erros. Ajuda-nos, Pai, a sermos como Jó e, com isso, alegrarmos o teu coração. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo