Diga-me com Quem Andas

Versículo: “Mas, Josafá perguntou: será que não há aqui profeta do Senhor para que possamos consultar o Senhor por meio dele? Um conselheiro do rei de Israel respondeu: Eliseu está aqui. Ele era auxiliar de Elias. Josafá prosseguiu a Palavra de Deus está com ele.” 2 Reis 3:11-12

Aplicação: Os reis de Israel e Judá se reuniram contra Moabe, porque este havia se rebelado contra aquele.

Depois de sete dias de caminhada para alcançar os moabitas, a água, tanto para homens, quanto para animais, se esgotou e os reis ficaram apavorados, imaginando que isso fosse um sinal de Deus de que os entregaria a seus inimigos.

Josafá, rei de Judá, propõe, então, consultar um profeta antes de atacarem os moabitas. E nesse contexto, faz o questionamento do versículo supramencionado.

O conselheiro de Jorão, rei de Israel, lhe responde que Eliseu, antigo auxiliar de Elias, é o atual profeta do Senhor.

Diante dessa notícia, o rei de Judá se tranquiliza e garante: “a Palavra de Deus está com ele”.

Josafá aprovou Eliseu e assegurou os demais reis de que ele era digno de confiança, porque, de fato, a Palavra do Senhor estava com ele, apenas por saber que o profeta havia sido discípulo de Elias.

Elias tinha andado com Deus durante toda sua vida. Foi um homem corajoso, que não temeu exercer seu ministério de profeta apontando o dedo a reis e grandes autoridades, proferindo os Seus juízos; por isso, havia deixado um legado aquele povo.

Se Eliseu era seu substituto, certamente, também era boca do Senhor para Israel, por isso digno de confiança.

Notemos que eram três nações que estavam confiando suas vidas e seus países ao homem de Deus, porque se eles perdessem a guerra todos os homens seriam mortos, suas mulheres, seus filhos e seus bens seriam levados escravos aos moabitas.

Como é importante, para as nossas vidas, nos relacionarmos com as pessoas certas, íntegras e de boa fama.

Há um ditado popular que nos diz: “diga-me com quem andas, e direi quem és.”

Josafá sabia que a Palavra de Deus estava com Eliseu, simplesmente porque ele havia sido discípulo de Elias.

E nós, com quem temos nos relacionado? As nossas companhias testificam a respeito de quem somos?

Quando nos envolvemos com verdadeiros servos do Senhor, honestos e de boa fama, somos bem vistos, em todos os lugares, por todas as pessoas.

Porém, o contrário também é verdadeiro. Se nos relacionamos com pessoas de índole questionável, que tem por fama enganar e mentir para os outros, certamente, seremos mal vistos, rejeitados e, muitos, questionarão a nossa fé.

Além disso, o Apóstolo Paulo nos alerta para que não nos enganemos: “as más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Co 15:33).

Precisamos nos lembrar que, como cristãos, a nossa será a Bíblia que muitos irão ler, por isso é nosso dever dar bom testemunho por onde andarmos e isso inclui as pessoas com as quais nos relacionamos.

Escolhamos por amigos irmãos que, verdadeiramente, andam com Deus e testificam isso nos seus comportamentos, sendo honestos, de palavra, fiel, justo, íntegro e que se desvia do mal.

Sejamos também essa pessoa que deixa um legado de confiança por onde passa. Assim, estaremos refletindo a imagem de Cristo em nós e sendo cristãos verdadeiros.

Oração: Senhor, que sejamos pessoas íntegras, justas e fieis a ti, para que possamos refletir a tua imagem por onde andarmos e deixar um legado de confiança, como fez Elias. Ajude-nos também a escolhermos bons companheiros nessa jornada, os quais (também) testificam quem somos. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo