Versículo: “Mas, o que Davi fez desagradou ao Senhor.” 2 Samuel 11:27
Aplicação: De acordo com as Escrituras era primavera, época em que os reis saíam para a guerra, contudo Davi enviou Joabe para lutar contra os amonitas e permaneceu em Jerusalém.
Numa tarde, ele se levantou da cama e viu, do terraço do palácio, Bate-Seba, mulher muito bonita, tomando banho. Imediatamente, o rei mandou que a buscassem e se deitou com ela, que engravidou.
Acontece que Bate-Seba era esposa de Urias, um soldado do exército de Israel, que estava em guerra, lutando pelo rei.
Como ninguém estava sabendo do ocorrido, Davi tentou contornar a situação. Mandou que Urias voltasse do combate e fosse para casa descansar um pouco e passar um tempo com sua esposa.
O soldado, porém, não fez o que o rei lhe havia ordenado, porque julgou ser injusto divertir-se, enquanto os demais soldados estavam lutando e dormindo acampados ao ar livre.
O rei, então, ordenou que ele voltasse ao combate, e orientou Joabe, líder do exército, a colocá-lo na linha de frente da batalha, para que morresse.
O plano de Davi foi bem sucedido: Urias morreu sem que ninguém soubesse dos seus pecados (adultério e homicídio). Ninguém, exceto Deus, que se desagradou (muito) com a conduta do seu escolhido.
À semelhança de Davi, nós, muitas vezes, pecamos contra o Senhor e contra os nossos irmãos e, por orgulho, por vergonha, ao invés de nos arrependermos, confessá-los, buscando o perdão; praticamos outra iniquidade no intuito de esconder a primeira.
Contamos mentiras para acobertamos outras mentiras, imoralidades sexuais, adultérios, abortos, corrupções, envolvimentos com drogas, pornografias, dentre outras coisas.
Muitas vezes, como o rei de Israel, obtemos êxito nos nossos planos e ninguém descobre as nossas transgressões, então vivemos “tranquilos”, livres de julgamentos e condenações.
Ninguém, exceto Deus.
O Senhor é onisciente, Ele conhece todas as coisas. A Bíblia nos revela que as nossas palavras não chegaram aos nossos lábios, e Ele já sabe o que iremos dizer.
Ademais, Deus é Aquele que sonda e esquadrinha os nossos corações. Não podemos nos esconder Dele e nem fazermos nada que Ele não saiba.
Por isso, o mais sábio da nossa parte é nos humilharmos diante do Senhor e confessarmos as nossas iniquidades, porque ainda que ninguém nos enxergue, Ele nos vê.
Porque, ainda que ninguém nos julgue e nos condene, um dia Ele nos julgará e, se não encontrar arrependimento sincero em nossos corações, seremos condenados, por toda eternidade.
Portanto, hoje, tiremos as máscaras dos nossos rostos; as mentiras que encobrem multidões de pecados das nossas vidas e nos humilhemos a presença do Deus que nos vê, que nos sonda, com os nossos corações arrependidos por nossas transgressões.
Assim, encontraremos misericórdia e não entraremos em condenação (eterna).
Oração: Senhor, hoje, queremos nos humilharmos diante de ti para tirarmos as nossas máscaras da mentira, da religiosidade, da justiça, da verdade, a fim de reconhecermos quem, verdadeiramente, somos: pecadores que transgridem sua lei, a fim de acobertar outras iniquidades. Perdoa-nos, Pai, e ajuda-nos a sermos semelhantes a ti. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/