Fidelidade a Deus

Versículo: “Potifar percebeu que o Senhor estava com José e lhe dava sucesso em tudo que ele fazia. (…) O carcereiro não precisava mais se preocupar com nada, pois José cuidava de tudo. O Senhor estava com ele e lhe dava sucesso em tudo que fazia”. Gênesis 39:3 e 23

Aplicação: A vida de José é um exemplo de , obediência e submissão para nós. Um verdadeiro exemplo de cristão a ser seguido.

Logo na sua adolescência, por inveja de seus irmãos, José foi vendido como escravo a uma caravana de ismaelitas que rumavam ao Egito. Lá, ele foi revendido a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

O Senhor estava com o filho de Jacó, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio, que o tornou administrador de sua casa e de tudo que tinha, porque percebeu que Deus era por Ele, dando-lhe sucesso em tudo que fazia.

Segundo as Escrituras, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa do primogênito de Israel: ela estava sobre tudo que Potifar possuía, tanto em casa, como no campo.

A esposa do capitão da guarda começou a cobiçar José que, por amor e temor a Deus, e respeito a seu senhor, a negou incontáveis vezes, deixando-a furiosa.

A fim de se vingar do hebreu, a mulher de Potifar afirmou ter sido abusada por ele, motivo pelo qual fora lançado na prisão.

Mas, o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro, que não cuidava de mais nada, pois José fazia tudo. Deus estava com ele e lhe dava sucesso em tudo que fazia.

Não importa o lugar onde estamos, nem a nossa função quando Deus está conosco, pois Ele nos abençoa e nos torna bem sucedidos em tudo que fazemos.

A escravidão e a prisão não eram o sonho do Senhor para José, porém era parte do processo que o levaria ao seu destino: governador do Egito.

Nessa fase, o filho de Jacó foi humilhado como escravo em uma nação estrangeira, e preso injustamente por não ceder os valores divinos. Apesar de tanto sofrimento “injusto”, ele não desistiu da sua fé, dos sonhos de Deus, mas perseverou até que eles se cumprissem na sua vida.

Se quisermos viver os planos do Senhor, seremos, igualmente, provados, tentados, moldados, transformados nos processos que Ele nos permite passar.

Entretanto, se mantivermos os nossos olhos fixos em Cristo e não abrimos mãos dos seus princípios absolutos, Ele estará conosco e nos fará bem sucedidos onde quer que estejamos, até chegarmos no nosso destino final.

Se estamos enfrentando batalhas no nosso casamento, precisamos perseverar no Senhor, crendo no milagre, na transformação, certos de que Ele está conosco nesse deserto e nos fará bem sucedidos até a restauração completa do nosso matrimônio.

Se estamos sofrendo por enfermidades, devemos clamar a intervenção Daquele que é a cura, confiando no Seu poder e, enquanto ela não vem, seu Espírito estará conosco nos dando êxito em cada etapa, se esse for o seu plano para nós.

Caso nossa dificuldade seja na área profissional, seremos, primeiro, provados como escravos, tentados na nossa fidelidade e humilhados na prisão, até que, de suas mãos, recebamos a nossa aprovação: o cargo de governador do Egito.

Não importa se hoje estamos escravos ou injustamente presos, mas sim que Ele está conosco nos fazendo bem sucedidos em tudo!!  

Oração: Senhor, a exemplo de José, queremos sonhar os teus sonhos, para que vivamos no centro da tua vontade, ainda que, para isso, tenhamos que nos submeter aos processos do Senhor, que provará o nosso caráter e nos aperfeiçoará. Ajuda-nos, Deus, a nos mantermos fies a tua Palavra e esteja conosco durante todo tempo. Oramos, e desde já, te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo