Liberdade e Libertinagem

 Versículo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas não devo me tornar escravo de nada”. 1Coríntios 6:12

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu sua carta à Igreja de Corinto, quando estava em Éfeso, aproximadamente, no ano de 54 d.C.

Seu objetivo era repreender aqueles novos convertidos principalmente por casa da imoralidade sexual que havia se instalado no meio deles.

Eles criam que, como já haviam sido libertos por Cristo, podiam fazer quaisquer coisas, inclusive práticas pecaminosas. Na verdade, eles estavam confundindo liberdade com libertinagem.

A partir desse pensamento, o Apóstolo Paulo nos ensina que Jesus morreu por nós na cruz para sermos livres do pecado, e não novamente escravizados por ele.

Liberdade é o direito que temos de escolher autonomamente, segundo as nossas vontades.

Ocorre que, quando o pecado entrou no mundo, ele corrompeu aquela autonomia. Isso significa que, longe de Cristo que é a Verdade, as nossas vontades são sempre pecaminosas, voltadas para satisfação da nossa carne.

Isso não é liberdade, é libertinagem – conduta de uma pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais.

Quando entregamos as nossas vidas pra Jesus; Ele, por meio do seu Espírito e da sua Palavra nos revela a Verdade, a partir de então podemos fazer as nossas escolhas livres verdadeiramente.

Portanto, de fato, tudo nos é permitido, porque o Filho de Deus já cumpriu a lei por nós. No entanto, como cristãos, nem tudo nos convém (nos é útil, proveitoso), porque entendemos que fomos chamados à santidade.

Ser santo significa ser separado para Deus. Ou seja, é viver longe do pecado do qual o Senhor não compartilha, por isso não são todas as coisas que nos convém fazer.

Isso não significa que nunca mais cometeremos iniquidades nessa terra. Mas, sim que elas são um acidente nas nossas vidas, que logo são arrependidas, confessadas e abandonadas.

A palavra de hoje nos confronta a olharmos para as nossas vidas para que analisemos se estamos agindo livremente, como Jesus, ou se estamos em libertinagem, como os nossos irmãos de Corinto.

Oração: Senhor, te agradecemos pela sua Palavra que nos confronta e nos ensina a maneira correta de vivermos. Pedimos que nos revele a Sua Verdade, através do seu Espírito, para que possamos identificar nas nossas vidas se somos livres ou se estamos nos escravizando nos pecados. Ajuda-nos, Pai, porque queremos ser separados para o Senhor, santos, a fim de que, um dia, na eternidade, possamos te ver . Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo