O Livro de Deus

Versículo: “Agora, porém, eu te suplico que lhes perdoes o pecado; do contrário, apaga meu nome do registro que escreveste. O Senhor, porém, respondeu a Moisés: apagarei o nome de todos que pecaram contra mim.” Êxodo 27:21

Aplicação: Moisés havia subido o monte Sinai para falar com Deus. Ali ele permaneceu quarenta dias e quarenta noites na presença do Senhor e recebeu as tábuas da lei.

Quando o povo viu que ele demorava a descer, pressionou Arão a esculpir deuses que pudessem guiá-los.

Com o ouro ofertado pelos próprios israelitas, o sumo sacerdote lhes esculpiu um bezerro para ser adorado:

“Ó Israel, estes são os seus deuses que o tiraram do Egito”.

De acordo com as Escrituras, Deus se irou com aquele povo e quis destruí-lo, Moisés, porém, intercedeu fortemente por Israel como notamos no versículo de hoje e foi atendido.

O Senhor havia feito uma aliança com os israelitas prometendo-lhes uma descendência numerosa e uma terra abundante, se eles Lhe fossem fieis e obedientes.

Contudo, percebemos, ao longo da Bíblia, que eles não honraram aquele pacto e, constantemente, desobedeciam a Deus. Nessa ocasião, eles chegaram a blasfemar contra Ele.

Apesar de não terem sido destruídos nessa oportunidade, sabemos que toda aquela geração que havia experimentado o poder do Altíssimo como nenhuma outra, morreu no deserto sem entrar na terra prometida.

Deus tem uma aliança conosco também, muito superior à sinaítica, porque fora feita com sangue do seu Filho, Jesus; a qual nós devemos honrar.

Fazemos isso amando a Deus sobre todas as coisas, e aos nossos irmãos, como a nós mesmos; nos santificando diariamente, renunciando o mundo e seus prazeres; lutando contra a carne e obedecendo a lei de Cristo.

Fazemos isso nos voltando em arrependimento para Jesus sempre que cairmos em iniquidades.

Fazemos isso permitindo que o Espírito Santo trabalhe em nós nos moldando e nos transformando à imagem do Filho de Deus.

A oportunidade de arrependimento que temos não é permissão para pecarmos. Pelo contrário, o livro de Provérbios nos ensina que são os que confessam e abandonam suas transgressões que alcançam misericórdia.

O autor de Hebreus nos revela que se pecarmos deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifícios pelos nossos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. (Hebreus 10:26-27).

Apesar de não ter destruído os israelitas imediatamente, o Senhor foi claro afirmando que iria apagar do seu livro o nome de todos que haviam pecado contra Ele e, de fato, daquela geração apenas Josué e Calebe entraram em Canaã.

Os demais peregrinaram por quarenta anos no deserto, onde morreram.

Temos a oportunidade de mantermos os nossos nomes no livro de Deus, porque recebemos sua graça que nos empodera a vencermos as tentações e não cairmos nela.

Temos a oportunidade, por meio da graça que nos alcançou, de sermos santos, separados do mundo como o nosso Pai espera que sejamos.

Temos a oportunidade de nos arrependermos das nossas transgressões, se cairmos.

Relacionemo-nos, pois, com a graça de Deus para que não caiamos dela. Só assim o pecado se tornará um acidente (muito eventual) nas nossas vidas e seremos conformados à imagem de Jesus.

Oração: Senhor, obrigada por fazer conosco uma aliança de sangue, em que entregaste seu próprio Filho, por amor de nós, para se relacionar conosco. Não queremos permanecer indiferentes a tamanha graça, mas queremos interagir com o Senhor de maneira que sejamos totalmente controlados pelo teu Espírito, a fim de que os nossos nomes permaneçam, para sempre, no teu livro. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo